Licenciatura
Engenharia Multimédia
Área Científica
Áudio-Visuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Laboratório de Fotografia
ECTS
4
Horas de Contacto
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Desenvolver competências na área de fotografia;
2. Conhecer a linguagem de composição visual e fotográfica;
3. Compreender a importância e complexidade do guião/briefing para a fotografia e para a manipulação de imagem;
4. Compreender os conceitos, conteúdos e características técnicas de uma imagem;
5. Dominar a utilização da câmara fotográfica;
6. Dominar as técnicas, ferramentas e vocabulário existente na área da fotografia captação, processamento e tratamento, nomeadamente através dos equipamentos e softwares referência;
7. Conhecer os princípios básicos da comunicação multimédia, produção multimédia e alterações introduzidas nas suas dinâmicas pela era digital;
8. Desenvolver técnicas de aptidões par a captação e edição de fotografia com finalidades diferenciadas;
9. Conhecer técnicas e ferramentas fundamentais existentes nos softwares referência no mercado que permitem a produção e pós-produção de projetos multimédia, baseados na edição e manipulação de imagem;
10. Relacionar conceitos conceptuais como conceito, mensagem, perceção e emoção por forma a construir um projeto multimédia baseados em imagem adequado ao target e público.
PROGRAMA
1. Conceitos essenciais sobre imagem e fotografia
1.1. Conceitos essenciais sobre imagem e fotografia
2. Câmaras fotográficas analógicas e digitais
2.1. Formato de Imagem (Grande, Médio e Pequeno Formato)
2.2. Visor: Direto e Reflex (Mono Objetivas – srl / Dupla Objetiva – tlr)
2.3. Outros formatos de câmara: Pin-Hole, Polaroid, Panorâmica
2.4. Especificidades das câmaras fotográficas digitais
3. Objetivas
3.1. Tipos de Objetivas: normal, distância focal curta e distância focal longa
3.2. Diafragma e aberturas relativas
3.3. Escala de aberturas relativas
3.4. Noção de profundidade de campo
4. Obturador e tempos de exposição
4.1. Tipos de obturador
4.2. Escala de tempos de exposição e respetiva proporcionalidade.
4.3. Noção de movimento e velocidade
5. Luz
5.1. Luz incidente e luz refletida
5.2. Os componentes
5.3. Exposição
6. Laboratório: edição e manipulação digital
6.1. Características
6.2. Filtros e manipulação
6.3. Compressão
6.4. Provas
6.5. Fotografia em estúdio
6.6. Introdução ao registo em médio formato e respetiva revelação/impressão.
7. Fotomontagem
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem uma forte natureza prática e tecnológica não descurando, contudo, a componente teórica. Deste modo iniciar-se-á a unidade com a introdução de conceitos e técnicas de captura e composição de imagens estáticas (fotografia) procurando, com os conteúdos programáticos 1, 2 e 3 dar resposta aos objetivos 1,2,3,4 e 5. Seguidamente abordar-se-ão softwares de edição de imagem e técnicas de manipulação de modo a atingir os objetivos 6,9 e 10. Esta unidade curricular tem uma forte natureza prática e tecnológica não descurando, contudo, a componente teórica. Deste modo iniciar-se-á a unidade com a introdução de conceitos e técnicas de captura e composição de imagens estáticas (fotografia) procurando, com os conteúdos programáticos 1, 2 e 3 dar resposta aos objetivos 1,2,3,4 e 5. Seguidamente abordar-se-ão softwares de edição de imagem e técnicas de manipulação de modo a atingir os objetivos 6,9 e 10.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos. A componente prática consubstancia-se através de utilização de software para tratamento de imagem, bem como através de práticas laboratoriais com utilização de equipamentos para recolha e tratamento de imagem.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado, visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da captação e edição/manipulação de imagens digitais, que culminem com o desenvolvimento de um projeto fotográfico.
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA:
Fundamental:
Carroll, H. (2017). Read This if You Want to Take Great Photographs of Places: (Beginners Guide, Landscape Photography, Street Photography). Laurence King Publishing.
Freeman, M. (2017). The Photographer’s Eye Remastered: Composition and Design for Better Digital Photographs. Octopus.
Moriyama, Daido. (2019) How I Take Photographs, Laurence King Publishing.
Wilkinson, M. (2017). One Face, Fifty Way. Ilex.
Complementar:
Ang, T. (2005). Manual de vídeo digital. Editora Civilização.
Carroll, H. (2014). Read this if You Want to Take Good Photographs. Laurence King Publishing.
Carroll, H. (2015). Read This if You Want to Take Great Photographs of People: (learn Top Photography Tips and How to Take Good Pictures of People). Laurence King Publishing.
Goodkind, Terry (2016). Fotografia Digital – Curso Completo. Aprenda tudo o que precisa de saber em 20 semanas. Lisboa: Texto Editora.
Peterson, B. (2016). Understanding Exposure, Fourth Edition: How to Shoot Great Photographs with Any Camera. Amphoto.
Santos, Joel (2015). FOTOcomposição. Lisboa: Edições Centro Atlântico.
Santos, Joel (2010). Fotografia. Lisboa: Edições Centro Atlântico.
Sontag, Susan (2012). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Quetzal Editores.
Vaughan, T. (2014). Multimedia: Making It Work. McGrawHill Education.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/