Licenciatura
Engenharia Multimédia
Área Científica
Áudio-Visuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Laboratório de Som
ECTS
4
Horas de Contacto
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Nesta Unidade Curricular (UC) os alunos deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos para a criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com foco nas áreas do cinema e jogos digitais. UC visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas de edição áudio/MIDI, síntese sonora nos contextos da produção musical e audiovisual.
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Conhecer o som e suas características;
2. Identificar as várias formas de produção sonora;
3. Saber distinguir entre som puro e som complexo;
4. Compreender o papel dos vários componentes e propriedades relacionados com a propagação sonora;
5. Conhecer fenómenos acústicos aplicados a situações do dia-a-dia;
6. Conhecer o sistema auditivo humano e o processo de audição, incluindo os mecanismos de processamento da informação no sistema nervoso central;
7. Conhecer a acústica de salas;
8. Conhecer e diferenciar tipos de microfones e devidas técnicas de captação;
9. Conhecer e aplicar técnicas de edição, captação, mistura e masterização;
10. Saber manipular instrumentação acústica de análise e síntese de sons;
11. Conhecer as principais plataformas de produção de áudio;
12. Aplicar as técnicas e metodologias de produção de áudio através da criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com foco nas áreas do cinema e jogos digitais.
PROGRAMA
1. Som: emissão, propagação e receção
1.1. Som e as fontes sonoras
1.2. Características do som
1.3. Representações do som
1.4. Instrumentação acústica
1.5. Introdução à síntese sonora
1.6. Ondas e propagação de ondas
1.7. Ondas sonoras. Velocidade do som
1.8. Características energéticas: Potência. Intensidade. Pressão. Níveis sonoros e decibel
1.9. Propriedades das ondas sonoras
2. Psicoacústica
2.1. O espectador e os modos de escuta
2.2. Anatomia e fisiologia auditiva periférica.
2.3. Processamento de sinal e sistema nervoso auditivo central
2.4. Perceção do Som
2.4.1. Sensação de intensidade
2.4.2. Sensação de altura
2.4.3. Timbre
2.4.4. Audição biaural e localização
3. Acústica Arquitetural: Acústica de Salas
3.1. Campos sonoros
3.2. Arquitetura para a acústica
4. Produção Áudio
4.1. Ferramentas de produção
4.1.1. Microfones e colunas
4.1.2. Mesas de mistura
4.1.3. Sintetizadores
4.1.4. Samplers
4.1.5. Equalizadores
4.2. Técnicas de captação áudio
4.3. Edição áudio e mistura
4.4. Análise e aplicação de efeitos dinâmicos, temporais, espaciais e digitais
4.5. Edição de informação MIDI e utilização de samplers
4.6. Espacialização do som estéreo e multipontos
5. Aplicação de Áudio em Vídeo
5.1. Som e Imagem: Sincronização, Paralelismo e Contraponto
5.2. ADR, Sound FX, som ambiente e Foley.
6. Aplicações práticas de produção musical e audiovisual
6.1. No cinema
6.2. Nos jogos digitais
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem uma forte natureza prática e tecnológica não descurando, contudo, a componente teórica. Deste modo iniciar-se-á a unidade com a introdução de conceitos e técnicas de captura de áudio, com os conteúdos programáticos 4 dar resposta ao objetivo 9 e parcialmente ao objetivo 12. Seguidamente abordar-se-ão conceitos e softwares de manipulação de áudio bem como de mistura e equalização de modo a atingir o objetivo 11 (transversal a todos os conteúdos programáticos.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos. A componente prática consubstancia-se através de utilização de software para tratamento de áudio e imagem, bem como através de práticas laboratoriais com utilização de equipamentos para recolha e manipulação de áudio.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado, visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da captação e edição/manipulação de áudios digitais, que culminem com o desenvolvimento de um projeto audiovisual (em articulação com a UC de Laboratório de Vídeo).
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA:
Fundamental:
Chion, Michel (2016). A Audiovisão. Som e imagem no cinema (3ª edição). Lisboa: Edições Texto e Grafia.
Everest, F., Pohlmann, K. (2015). Master handbook of acoustics (6th ed.). McGraw-Hill.
Hewitt, Ashley (2021) The Music Producer´s Guide to Compression. Stereo Output.
Marques, Miguel (2014). Sistemas e Técnicas de produção Áudio. Lisboa: FCA.
Owsinski, Bobby (2017). The Recording Engineer’s Handbook 4th Edition. Bobby Owsinski Media Group.
Odqvist, Cristofer (2019) Making Sound: Creative Music Production Tips and Philosophies. CreateSpace Independent Publishing.
Shao, Xi (2021) Proceedings of the 8th Conference on Sound and Music Technology. Springer.
Complementar:
Fonseca, Nuno (2012). Introdução à engenharia do som. Lisboa: FCA.
Hosken, D. (2014). An Introduction to Music Technology, (2a ed.). Routledge. ISBN 978-0- 41582573-3.
Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Leider, Colby (2004). Digital Audio Workstation – Mixing, Recording And Mastering Your Mac Or Pc. Mcgraw-Hill Education – Europe.
Margulies, Jon (2013). Ableton Live 9 Power! The comprehensive Guide. Cengage Learning.
Marques, M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. FCA. ISBN 978-972-722- 764-8.
Rose, J. (2014). Producing Great Sound for Film and Video: Expert Tips from Preproduction to
FinalMix, (4a ed.). Focal Press. ISBN 978-0-415-72207-0.
Saltzman, S. (2014). Sound for Media: Music Editing for Film and Television – The Art and the Process. Focal Press. ISBN 978-0-415-81757-8.
Valle, Sólon (2009). Manual Prático de Acústica. Brasil: Música e Tecnologia.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/