Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Computação em Nuvem

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Analisar os requisitos dos sistemas de informação organizacionais atuais e a forma como podem ser endereçados, total ou parcialmente, com recurso a computação em nuvem e à computação distribuída;
2. Compreender os conceitos e modelos fundamentais de computação distribuída e computação em nuvem;
3. Identificar os principais parâmetros de avaliação de custos e benefícios na adoção de computação em nuvem e computação distribuída;
4. Propor um plano de adoção de computação em nuvem e computação distribuída para organizações, que tenha em conta as questões fundamentais de segurança e privacidade, assim como as regulamentares;
5. Desenvolver de forma autónoma uma rede virtual totalmente conectada entre si e saber configurar os protocolos de rede de forma a existir comunicação entre as máquinas virtuais;
6. Compreender os modelos de Implementação de Computação em Nuvem;
7. Compreender os modelos de Serviço de Computação em Nuvem, utilizados em sistemas multimédia.

PROGRAMA

1. Visão geral de Cloud Computing na perspetiva empresarial
2. A computação distribuída e os modelos de Cloud Computing
3. Princípios gerais do funcionamento da computação distribuída
4. Conceitos e modelos fundamentais do Cloud Computing:

4.1. Características essenciais
4.2. Modelos de serviço
4.3. Modelos de implementação

5. Parâmetros de avaliação de custos e benefícios na adoção de Cloud Computing
6. Impacto de internacionalização das organizações nas decisões de adoção de Cloud
7. Impacto do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em Cloud Computing
8. Métricas de qualidade de serviço
9. Service Level Agreements (SLA’s)
10. Privacy Level Agreements (PLA’s)
11. Mobile Cloud Computing
12. Edge Computing / FOG Computing
13. Plataformas de Computação em Nuvem
14. Principais sistemas de Cloud Computing (Private Cloud Computing, Private Cloud Computing e Hybrid Cloud Computing)
15. Desenvolvimento de sistemas multimedia através do Azure DevOps

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridas pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem os conceitos e modelos de computação em nuvem, os principais parâmetros de avaliação de custos e benefícios na adoção de computação em nuvem e os princípios a ter em conta no que toca à segurança, privacidade e questões regulamentares, na adoção no mundo real de computação em nuvem.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

As aulas assumirão um caráter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como da sua aplicação prática.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo bem como realização constante de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
Avaliação:
A avaliação será efetuada através de um exame escrito individual. Na classificação final, serão considerados elementos de avaliação contínua, tais como trabalhos (individuais ou em grupo).

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho individual, quer de trabalho coletivo, visa contribuir para que o estudante desenvolva conhecimentos sólidos na computação em nuvem.
Nesse sentido optou-se por metodologias de ensino centradas no estudante em que este tem um papel preponderante na sua aprendizagem permitindo, desde modo, dotar o estudante de ferramentas, mas, sobretudo, de capacidades de intervenção ativa. O computador será, sempre, um recurso presente nas aulas (que terão caráter teórico-prático) de modo que os estudantes tenham contacto com os conceitos anteriormente referidos colocando-os em prática com exemplos concretos de utilização.
Nesse sentido justificam-se metodologias de ensino que estimulem a participação ativa e que promovam competências de autonomia nos processos e desenvolvimentos tecnológicos nas áreas que operem ou venham a operar.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.

BIBLIOGRAFIA

Fundamental:
A. Lawal, (2020) “Cloud Computing Fundamentals: Learn the Latest Cloud Technology and Architecture with Real-World Examples and Applications”, AL.
Been, Henry (2020) “Implementing Azure DevOps Solutions: Learn About Azure DevOps Services to Successfully Apply DevOps Strategies”, Packt Publishing.
Hundhausen, Ricahard (2021) “Profissional Scrum Development with Azure DevOps”, Microsoft Press.
K. Hiran, (2019)“Cloud Computing: Master the Concepts, Architecture and Applications with Real-world examples and Case studies”, BPB.
N. Young,(2019) “Cloud Computing: A to Z of Cloud Computing”, NY.
Schulze, Luise (2018), Cloud Computing and Data Protection: A Review on the Technological Base of Cloud Computing and the Primary International Legislation, Including the … Protection Regulation of the European Union. England: Wolf Legal Pubns.

Complementar:
Dantas, Mario (2015), Computação Distribuída de Alto Desempenho: Redes, Clusters e Grids Computacionais.
Ferreira, Miguel (2017), Introdução ao Cloud Computing. Lisboa: FCA.
Gannon, Denis (2017), Cloud Computing for Science & Engineering. Cambridge: MIT Press.
Jackson, Kevin (2018), Architecting Cloud Computing Solutions. USA: Packt.
Neto, Lázaro (2017), Análise de Cluster via Computação Distribuída: Aplicações de Algoritmos Paralelos. Novas Edições Académicas, Lisboa.
Kavis, M. J. (2014). Architecting the Cloud: Design Decisions for Cloud Computing Service Models (SaaS, PaaS, and IaaS). Wiley

INTERNET:
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