Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Anual

Unidade Curricular

Projeto Inovador em Empresa

ECTS

20

Horas de Contacto Teórico Práticas

120h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Orienta-se para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, de modo a demonstrar a sua capacidade de participação em tarefas de conceção, planeamento, investigação e desenvolvimento ou na solução de problemas concretos, baseada numa conceptualização estruturada.
O Projeto Inovador em Empresa pode ter a configuração de relatório científico ou projeto, com uma componente prática obrigatória relacionada com as TI. Tem de estar obrigatoriamente relacionado com uma necessidade de uma empresa e deve ser desenvolvido no contexto empresarial, em total articulação com um responsável designado pela empresa que acolheu o Projeto do aluno.
O tema do Projeto Inovador em Empresa e o seu desenvolvimento deverão denotar atualização dos conhecimentos e das metodologias aprendidas ao longo do curso, originalidade, objetividade e reflexão pessoais, e um estudo bibliográfico reflexivo sobre o tema principal do trabalho a desenvolver.
O objeto final do Projeto Inovador em Empresa é trazer uma mais valia para o processo produtivo e tecnológico da empresa que acolher o aluno.
O Projeto não obriga a um número específico de horas presenciais na empresa, contudo mantêm-se a carga de trabalho prevista para a Unidade Curricular.

PROGRAMA

O programa de estudo específico da unidade curricular está condicionado ao tema do Projeto Inovador em Empresa e ao tipo da entidade acolhedora e selecionada por cada estudante, sendo elaborado um plano de trabalho individual, com o roteiro de atividades e trabalhos a desenvolver no período especificado para cada estudante e que constará do acordo de trabalho de investigação com a empresa. O plano de trabalho que deverá ser assinado pelo estudante, pelo orientador designado pelo ISTEC e pelo orientador designado pela entidade de acolhimento antes do início do desenvolvimento do Projeto Inovador em Empresa.
Trata-se de um trabalho de investigação com um elevado nível de autonomia e organização de trabalho por parte do aluno.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO:

1) Relatório do Orientador da Empresa;

2) Apresentação de um projeto escrito;

3) Avaliação do Regente da Unidade Curricular.

BIBLIOGRAFIA

Fundamental:

BERGMAN, Linda (2009). Academic Research and Writing: Inquiry and Argument in College, EA, EUA.

MACHI, Lawrence (2016). The Literature Review: Six Steps to Success, SAGE, California, USA.

SOUSA, Maria (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – segundo Bolonha. PACTOR

Complementar:

LEKI, Ilona (1998). Academic Writing: Exploring Processes and Strategies, EA, EUA.

LUKKARILA, Lauren (2017). Successful Academic Writing: A Complete Guide for Social and Behavioral Scientists, EA, EUA.

LINDEMANN, Kurt (2017). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper, Wiley, USA.

MARSHALL, Steve (2017). Advance in Academic Writing: Integrating Research, Critical Thinking, Academic Reading and Writing, CSE, USA.

TURABIAN, Kate (2017). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Eighth Edition: Chicago Style for Students and Researchers, Chicago University, USA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/