Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Anual

Unidade Curricular

Relatório – Projeto Académico

ECTS

20

Horas de Contacto Teórico Práticas

120h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Orienta-se para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, de modo a demonstrar a sua capacidade de participação em tarefas de conceção, planeamento, investigação e desenvolvimento ou na solução de problemas concretos, baseada numa conceptualização estruturada.
O Relatório deverá ter uma componente prática obrigatória relacionada com as TI.
O tema do Relatório e o seu desenvolvimento deverão denotar atualização dos conhecimentos e das metodologias aprendidas ao longo do curso, originalidade, objetividade e reflexão pessoais, e um estudo bibliográfico reflexivo sobre o tema principal do trabalho a desenvolver.

PROGRAMA

1ª PARTE

1. Apresentação Gráfica

2. Linguagem e Estilo

3. Estrutura

4. Escrita:

4.1. Título

4.2. Dedicatória

4.3. Agradecimentos

4.4. Resumo

4.5. Palavras-chave ou descritores

4.6. Índice

4.7. Epígrafe

4.8. Introdução

4.9. Revisão da literatura

4.10. Materiais e Métodos

4.11. Resultados

4.12. Discussão

4.13. Conclusões

4.14. Bibliografia

4.15. Anexos e Apêndices

5. O problema da Investigação

6. Objetivos, questões ou hipóteses de uma investigação

7. Como apresentar uma dissertação

2ª PARTE

8. Acompanhamento do desenvolvimento da 1ª parte do trabalho.

3ª PARTE

9. Desenvolvimento de um Projeto

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

As diferentes partes que integram o programa, articulam-se para ajudar o aluno a tomar decisões ao longo do desenvolvimento de um projeto, que determinam o direcionamento da investigação e sua execução.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Para a realização do projeto, existem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Privilegia-se a modalidade de orientação de tutoria e contatos de dispositivos de e-learning síncronos e assíncronos. Estão previstas 240 horas de contato, das quais 220 são de orientação/tutoria. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 540 horas. Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning.
As aulas assumirão um caráter teórico, o desenvolvimento do projeto mais de caráter prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das linguagens web referidas nos conteúdos programáticos e as ferramentas (software) de edição de código compatíveis com as mesmas.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO Obrigatória:
1) Apresentação de um projeto escrito;
2) Apresentação oral do Projeto perante um júri.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O objetivo do Relatório é o de permitir que o aluno integre os conhecimentos e competências que adquiriu ao longo do curso, que se familiarize com as regras normativas de elaboração de trabalhos científicos e que demonstre capacidade de iniciativa na apresentação de trabalhos inovadores e úteis para o mundo empresarial.

BIBLIOGRAFIA

Fundamental:
SOUSA, Maria (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – segundo Bolonha. PACTOR
BERGMAN, Linda (2009). Academic Research and Writing: Inquiry and Argument in College, EA, EUA.
MACHI, Lawrence (2016). The Literature Review: Six Steps to Success, SAGE, California, USA.

Complementar:
LEKI, Ilona (1998). Academic Writing: Exploring Processes and Strategies, EA, EUA.
LUKKARILA, Lauren (2017). Successful Academic Writing: A Complete Guide for Social and Behavioral Scientists, EA, EUA.
MARSHALL, Steve (2017). Advance in Academic Writing: Integrating Research, Critical Thinking, Academic Reading and Writing, CSE, USA.
TURABIAN, Kate (2017). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Eighth Edition: Chicago Style for Students and Researchers, Chicago University, USA.
LINDEMANN, Kurt (2017). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper, Wiley, USA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/