Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Software
Área Científica
Línguas e literaturas estrangeiras
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Lingua Inglesa
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
OBJETIVOS
No final da Unidade Curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação;
2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem;
3. Proporcionar o aperfeiçoamento da Língua Inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional dos formandos;
4. Utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho;
5. Possibilitar uma manipulação autónoma da Língua Inglesa como via de acesso à utilização correta das Tecnologias de Informação e Comunicação;
6. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de informação e comunicação.
1.1 A língua inglesa como uma ferramenta de comunicação.
1.2. As políticas linguísticas e as competências comunicativas dos profissionais.
2. A língua inglesa e as novas tecnologias.
2.1 A língua inglesa e o acesso às novas tecnologias.
2.2 As novas tecnologias no presente e no futuro.
3. Comunicação oral e comunicação escrita em língua inglesa.
3.1 Cartas.
3.2 E-mails.
3.3 Curriculum Vitae.
3.4 Entrevistas.
3.5 Apresentações profissionais.
3.6 Atendimento telefónico.
3.7 Serviço de helpdesk.
3.8 Debates.
3.9 Expressar aprovação/desaprovação/preferências.
3.10 Pedir e dar opiniões.
3.11 Discussão de tópicos (ampliação de vocabulário e registo oral).
4. Consolidação e aplicação das regras gramaticais da Língua Inglesa.
4.1 Tempos verbais.
4.2 Preposições.
4.3 Conjunções (linking words…).
4.4. Nouns-Articles-Word formation.
BIBLIOGRAFIA
New Business Matters, Coursebook , Powell, Martinez e Jillett, 2004, Thomson Longman Dictionary of Contemporary English , Dictionary , 2005, Longman Dicionário inglês-inglês para estudantes, como o Longman Dictionary of Contemporary English, Oxford Advanced Learners Dictionary ou o Collins Cobuild English Dictionary Writing in the Technical Fields: A Step-by-Step Guide for Engineers, Scientists, and Technicians, Mike Markel, 1994, Wiley-IEEE Press English Grammar in Use with Answers and CD ROM: A Self-study Reference and Practice Book for Intermediate Students of English, Raymond Murphy, 2003, Cambridge