Mestrado | Informática
Arquitetura de Sistemas Computacionais
Ramo
Tronco Comum
Área Científica
Electrónica e Automação
Duração
Semestral
ECTS
9
Horas de Contacto Teórico Práticas
63h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Compreender a organização e a arquitetura dos diversos sistemas computacionais promovendo a aquisição aprofundada e integrada de conhecimentos básicos sobre engenharia de software desde as etapas iniciais de especificação de um sistema, incluindo técnicas de modelação e de verificação e validação de software, até à manutenção do sistema após a sua implementação e entrada em utilização.
Conhecer a estrutura e o funcionamento das várias arquiteturas de software, incluindo o desenho orientado a objetos, desenho em sistemas em tempo real e desenho do interface com o utilizador.
Apresentar e fazer compreender a importância dos Sistemas de Apoio à Decisão; Apresentar conhecimentos sobre: Business Intelligence, Data Warehouse, Data Marts, Data Integration, Data Quality, OLAP, Query&Reporting, Data Mining e CRM; Descrever a Arquitetura e funcionalidades de um Data Warehouse e Data Marts; realizar o enquadramento dos processos de Data Warehouse e Data Mining em Customer Relationship Management (CRM). Pretende-se que os alunos obtenham e desenvolvam as capacidades de decidir a estratégia na adoção de um sistema de informação e apoio à decisão, no processo de desenvolvimento das organizações; compreensão do processo de quando e como o Business Intelligence deve ser adotado em uma empresa.
Compreender os novos conceitos de IT Governance e respetivas frameworks.
Sensibilizar os alunos para as questões éticas associadas à computação.
PROGRAMA
- Desenho Arquitetural
Decisões do desenho arquitetural
Organização do sistema
Estilos de decomposição modular
Estilos de controlo
Arquiteturas de referência - Arquitetura de sistemas distribuídos
Arquiteturas multiprocessador
Arquiteturas clientes-servidor
Computação distribuída inter-organizacional - Arquiteturas aplicacionais.
Sistemas de processamento de dados
Sistemas de processamento transacional
Sistemas de processamento de eventos
Sistemas de processamento de linguagem - Desenho orientado a objetos
Objetos e classes de objetos
Processo de desenho orientado a objetos
Evolução do desenho - Desenho de Software em tempo real
Desenho do sistema
Sistemas operativos em tempo real
Sistemas de controlo e monitorização
Sistemas de aquisição de dados - Desenvolvimento
Requisitos de Software
Modelação
UML
Agile
XP – Extreme Programming
SCRUM
Testes de Software
Validação de sistemas críticos - Sistemas de Informação e Apoio à Decisão
Business Intelligence. e Big Data na perspetiva do negócio
Componentes de uma arquitetura de B.I.
Medidas de Sucesso de B.I.
Data Warehouse, Data Marts, Data Integration
OLAP
Data Mining
Aprendizagem supervisionada e não supervisionada - IT Governance
Introdução
Frameworks
Calder-Moir
Modelo de Maturidade
ITIL - Auditoria
- Ética no desenvolvimento dos sistemas
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta disciplina visa o estudo de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis de desenvolvimento de software nas diversas arquiteturas, incentivando nos estudantes a habilidade de analisar problemas concretos e de fazer a modelação, projeto, implementação e teste dos sistemas respetivos, tendo por base metodologias padronizadas da indústria e academia.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Apresentação de diapositivos como apoio do método expositivo.
Exercícios de resolução de diversos casos relacionados com os vários capítulos do programa, sendo os alunos incentivados a investigar artigos académicos nas bases de dados eletrónicas.
A avaliação será contínua, com a apresentação de diversos projetos e análises de casos práticos e incentivação dos alunos na escrita de um artigo académico relacionado com uma das áreas de estudo.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular visa o estudo de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis de diversas arquiteturas e desenvolvimento de software, incentivando junto dos estudantes a capacidade de analisar problemas concretos e de fazer a modelação, projeto, implementação e teste dos sistemas respetivos, tendo por base metodologias padronizadas da indústria e academia.
A metodologia escolhida proporciona não somente a compreensão teórica dos aspetos abordados nesta Unidade Curricular, mas também a compreensão de como e quando aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais do meio organizacional.
Os temas correspondentes aos resultados de aprendizagem, na sua componente concetual, são estudados em aulas teóricas-práticas específicas.
BIBLIOGRAFIA
Woods, Eoin; Erder, Murat; Pureur, Pierre; (2021), Continuous Architecture in Practice: Software Architecture in the Age of Agility and DevOps, 1st Edition, Addison-Wesley Professional
Farley, David (2022), Modern Software Engineering Doing What Works to Build Better Software Faster, 1st edition, Addison Wesley
Bass, Len; Clements, Paul; Kazman, Rick; (2022), Software Architecture in Practice, 4th edition, Addison Wesley
Sommerville, Ian (2011), Software Engineering, 9a.ed, Prentice Hall
Pleefer & Atlee (2010), Software Engineering: Theory and Practice, 3a ed., Prentice Hall
Sharda, Ramesh; Delen, Dursun; Turban, Efraim; (2024), Business Intelligence, Analytics, Data Science and AI – A Managerial Perspective, 5th edition, Pearson
Delen, Dursun, (2021), Predictive Analytics: Data Mining, Machine Learning and Data Science for Practitioners, 2nd edition
Laudon, Kenneth; Lauson, Jane; (2022), Management of Information Systems: Managing the Digital Firm, 17th edition, Pearson
Rogerson, Simon, (2023), Ethical Digital Technology in Practice, 1st edition, Auerbach Publications
Johnson, Deborah; (2009), Computer Ethics, 4th edition, Pearson
Quinn, Michael J., (2020), Ethics for the Information Age, 8th edition, Pearson