Mestrado | Informática

Arquitetura de Sistemas Computacionais

Ramo

Tronco Comum

Área Científica

Electrónica e Automação

Duração

Semestral

ECTS

9

Horas de Contacto Teórico Práticas

63h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Compreender a organização e a arquitetura dos diversos sistemas computacionais promovendo a aquisição aprofundada e integrada de conhecimentos básicos sobre engenharia de software desde as etapas iniciais de especificação de um sistema, incluindo técnicas de modelação e de verificação e validação de software, até à manutenção do sistema após a sua implementação e entrada em utilização.
Conhecer a estrutura e o funcionamento das várias arquiteturas de software, incluindo o desenho orientado a objetos, desenho em sistemas em tempo real e desenho do interface com o utilizador.
Apresentar e fazer compreender a importância dos Sistemas de Apoio à Decisão; Apresentar conhecimentos sobre: Business Intelligence, Data Warehouse, Data Marts, Data Integration, Data Quality, OLAP, Query&Reporting, Data Mining e CRM; Descrever a Arquitetura e funcionalidades de um Data Warehouse e Data Marts; realizar o enquadramento dos processos de Data Warehouse e Data Mining em Customer Relationship Management (CRM). Pretende-se que os alunos obtenham e desenvolvam as capacidades de decidir a estratégia na adoção de um sistema de informação e apoio à decisão, no processo de desenvolvimento das organizações; compreensão do processo de quando e como o Business Intelligence deve ser adotado em uma empresa.
Compreender os novos conceitos de IT Governance e respetivas frameworks.
Sensibilizar os alunos para as questões éticas associadas à computação.

PROGRAMA

  1. Desenho Arquitetural
    Decisões do desenho arquitetural
    Organização do sistema
    Estilos de decomposição modular
    Estilos de controlo
    Arquiteturas de referência
  2. Arquitetura de sistemas distribuídos
    Arquiteturas multiprocessador
    Arquiteturas clientes-servidor
    Computação distribuída inter-organizacional
  3. Arquiteturas aplicacionais.
    Sistemas de processamento de dados
    Sistemas de processamento transacional
    Sistemas de processamento de eventos
    Sistemas de processamento de linguagem
  4. Desenho orientado a objetos
    Objetos e classes de objetos
    Processo de desenho orientado a objetos
    Evolução do desenho
  5. Desenho de Software em tempo real
    Desenho do sistema
    Sistemas operativos em tempo real
    Sistemas de controlo e monitorização
    Sistemas de aquisição de dados
  6. Desenvolvimento
    Requisitos de Software
    Modelação
    UML
    Agile
    XP – Extreme Programming
    SCRUM
    Testes de Software
    Validação de sistemas críticos
  7. Sistemas de Informação e Apoio à Decisão
    Business Intelligence. e Big Data na perspetiva do negócio
    Componentes de uma arquitetura de B.I.
    Medidas de Sucesso de B.I.
    Data Warehouse, Data Marts, Data Integration
    OLAP
    Data Mining
    Aprendizagem supervisionada e não supervisionada
  8. IT Governance
    Introdução
    Frameworks
    Calder-Moir
    Modelo de Maturidade
    ITIL
  9. Auditoria
  10. Ética no desenvolvimento dos sistemas

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Esta disciplina visa o estudo de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis de desenvolvimento de software nas diversas arquiteturas, incentivando nos estudantes a habilidade de analisar problemas concretos e de fazer a modelação, projeto, implementação e teste dos sistemas respetivos, tendo por base metodologias padronizadas da indústria e academia.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Apresentação de diapositivos como apoio do método expositivo.
Exercícios de resolução de diversos casos relacionados com os vários capítulos do programa, sendo os alunos incentivados a investigar artigos académicos nas bases de dados eletrónicas.
A avaliação será contínua, com a apresentação de diversos projetos e análises de casos práticos e incentivação dos alunos na escrita de um artigo académico relacionado com uma das áreas de estudo.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular visa o estudo de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis de diversas arquiteturas e desenvolvimento de software, incentivando junto dos estudantes a capacidade de analisar problemas concretos e de fazer a modelação, projeto, implementação e teste dos sistemas respetivos, tendo por base metodologias padronizadas da indústria e academia.
A metodologia escolhida proporciona não somente a compreensão teórica dos aspetos abordados nesta Unidade Curricular, mas também a compreensão de como e quando aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais do meio organizacional.
Os temas correspondentes aos resultados de aprendizagem, na sua componente concetual, são estudados em aulas teóricas-práticas específicas.

BIBLIOGRAFIA

Woods, Eoin; Erder, Murat; Pureur, Pierre; (2021), Continuous Architecture in Practice: Software Architecture in the Age of Agility and DevOps, 1st Edition, Addison-Wesley Professional

Farley, David (2022), Modern Software Engineering Doing What Works to Build Better Software Faster, 1st edition, Addison Wesley

Bass, Len; Clements, Paul; Kazman, Rick; (2022), Software Architecture in Practice, 4th edition, Addison Wesley

Sommerville, Ian (2011), Software Engineering, 9a.ed, Prentice Hall

Pleefer & Atlee (2010), Software Engineering: Theory and Practice, 3a ed., Prentice Hall

Sharda, Ramesh; Delen, Dursun; Turban, Efraim; (2024), Business Intelligence, Analytics, Data Science and AI – A Managerial Perspective, 5th edition, Pearson

Delen, Dursun, (2021), Predictive Analytics: Data Mining, Machine Learning and Data Science for Practitioners, 2nd edition

Laudon, Kenneth; Lauson, Jane; (2022), Management of Information Systems: Managing the Digital Firm, 17th edition, Pearson

Rogerson, Simon, (2023), Ethical Digital Technology in Practice, 1st edition, Auerbach Publications

Johnson, Deborah; (2009), Computer Ethics, 4th edition, Pearson

Quinn, Michael J., (2020), Ethics for the Information Age, 8th edition, Pearson