Mestrado | Informática

Computação em Nuvem Pública

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

5

Horas de Contacto Teórico Práticas

35h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

A finalidade desta unidade curricular, consiste no fornecimento de conhecimentos para implementação de infraestruturas num ambiente de Public Cloud.
Assim, definem-se como objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O1 – Analisar a importância dos sistemas de Cloud na sociedade atual;
O2 – Compreender o funcionamento de ambientes Public Cloud, mais concretamente na vertente Infrastructure-as-a-Service;
O3 – Analisar as ofertas de serviço líder no mercado (quadrantes mágicos Gartner);
O4 – Analisar o ecossistema Microsoft Azure na vertente Infrastructure-as-a-Service;
O5 – Desenvolver estruturas para o Microsoft Azure.

PROGRAMA

1. Porquê a Cloud
2. Análise do Microsoft Azure
3. Ecossistema Microsoft Azure
4. Posicionamento de várias soluções nos quadrantes mágicos Gartner
5. Serviços nucleares do IaaS do Azure
6. IaaS e Máquinas Virtuais
7. Planeamento da implementação de Máquinas Virtuais
8. Modelo Azure Resource Manager
9. Criação de Máquinas Virtuais (Portal, Templates ARM, Linux)
10. Disponibilidade das Máquinas Virtuais
11. Escalabilidade das Máquinas Virtuais
12. Azure Resource Explorer
13. Visão Geral sobre as Redes Virtuais Azure
14. Criação e Gestão de Redes
15. Implementação de máquinas virtuais em redes virtuais
16. Utilização de múltiplas placas de rede numa máquina virtual
17. Grupos de segurança de rede
18. Introdução à conetividade entre locais
19. ExpressRoute
20. Visão Geral sobre os serviços de Storage
21. Ofertas de Storage
22. Storage Premium
23. Tipos de contas de Storage
24. Discos geridos (Managed Disks)
25. Custos associados ao Storage
26. Redundância e Alta Disponibilidade.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Nesta unidade curricular serão abordados conteúdos que permitam ao estudante consolidar os conhecimentos teóricos sobre Cloud Computing na vertente de Public Cloud dado noutras unidades curriculares (O1-O2), com o intuito de encaminhá-los para a análise, e utilização de uma solução líder no mercado de Public Cloud Computing, nomeadamente o ecossistema Microsoft Azure (O3-O4).
Neste ecossistema, serão abordadas com maior detalhe as vertentes de Infrastructure-as-a-Service, nomeadamente Computação, Networking e Storage (O5-O7).

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de CBL, utilizando diapositivos para explicação dos conteúdos e disponibilizando fichas de trabalho que permitem aplicar os conhecimentos em ambiente de testes, implementado na plataforma Microsoft Azure.
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como dos conceitos referidos nos conteúdos programáticos e as ferramentas (plataforma Microsoft Azure) apresentados nos mesmos.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica a realização constante de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO Obrigatória:

1) Exame final escrito.

AVALIAÇÃO formativa:

2) Realização das tarefas de laboratório fornecidas por intermédio de fichas de trabalho (e sua apresentação e avaliação).

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado em momentos de trabalho individual constantes visa contribuir para que o estudante desenvolva conhecimentos sólidos de implementação das tecnologias inerentes à solução de Public Cloud Computing estudada (Microsoft Azure), sendo abordadas as principais especificidades da mesma na vertente de Infrastructure-as-a-Service. Optou-se por metodologias de ensino centradas no estudante em que este tem um papel preponderante na sua aprendizagem. O computador será, sempre, um recurso presente nas aulas (que terão caráter teórico-prático) de modo que os estudantes tenham contacto com as tecnologias anteriormente referidas e que as coloquem em prática com exemplos concretos de utilização e implementação dos mesmos. Nesse sentido justifica-se metodologias de ensino que estimulem a participação ativa e que promovam competências de autonomia nos processos e desenvolvimentos tecnológicos nas áreas que operem ou venham a operar. As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados (apresentados sob a forma de fichas de trabalho), que culminarão na apresentação do trabalho desenvolvido e sua avaliação, pelo docente.

BIBLIOGRAFIA

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Portnoy, Matthew (2016), Virtualization Essentials. Sybex, USA.

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