Mestrado | Informática

Gestão de Projetos

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

7

Horas de Contacto Teórico Práticas

49h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular (UC) tem como objetivos proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências em metodologia de gestão de projetos, bem como saber utilizar as metodologias e ferramentas para a correta gestão de um projeto. Assim, pretende-se que os mestrandos no final da unidade sejam capazes de:

O1 – Dominar os conceitos fundamentais de Gestão de Projetos;
O2 – Compreender os métodos e técnicas de planeamento, criação, execução, acompanhamento, controlo, documentação e encerramento de um Projeto com uso de sistemas de informação;
O3 – Saber os conceitos das metodologias ágeis;
O4 – Dominar a metodologia SCRUM.
O5 – Os alunos ficarão habilitados a atuarem como gestores de um qualquer Projeto na área da Informática;

PROGRAMA

I- Introdução

1. Conceitos Básicos de Gestão de Projetos
2. O ciclo de vida da gestão de projetos

II- Planeamento

1. Estrutura de Repartição de Trabalho
2. Recursos
3. Horários
4. Custos
5. Análise de Riscos
6. Conclusão do Planeamento

III- Execução e Controlo

1. Execução do Projeto

2. Análise Financeira
3. Controlo do Projeto

IV- Encerramento

1. Encerramento do Projeto

V- Gestão de projetos Informáticos

1. Processo de Software
2. Análise de Requisitos
3. Scrum

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular é constituída por aula teóricas onde os principais conceitos são apresentados, seguindo-se aulas práticas onde são utilizadas ferramentas de gestão de projeto, de forma a demonstrar com exemplos concretos as diversas fases da gestão de projetos. Assim, com os conteúdos programáticos presentes no ponto I, pretende-se que os estudantes atinjam o objetivo O1, dominando os conceitos fundamentais da gestão de projetos e o seu ciclo de vida. Os objetivos O2 serão conseguidos com os conteúdos programáticos dos pontos II, III, IV, onde será estudado a gestão do projeto, desde o planeamento, passando pela execução e controlo, terminando com o encerramento. O estudo das metodologias ágeis, bem como todas as cerimónias e artefactos do SCRUM será objeto de estudo através dos conteúdos presentes no ponto V, dando resposta aos objetivos de aprendizagem O3 e O4. Finalmente, durante as aulas práticas serão colocados na prática todos os aspetos conceptuais dos conteúdos programáticos, contribuindo para atingir o objetivo O5.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

A metodologia consiste na apresentação, exemplificação e discussão dos conceitos abordados sempre procurando que o estudante tenha um papel ativo e central na aprendizagem. A componente teórica visa fornecer aos estudantes, de uma forma gradual, todos os conhecimentos conceptuais necessários ao pleno entendimento da gestão de projetos. Por outro lado, a componente prática fornece aos estudantes a consolidação dos conhecimentos adquiridos, através do uso de ferramentas informáticas que permitem desenvolver a gestão de projetos. Pretende‐se, ainda, desenvolver uma perspetiva de construção gradual de conhecimentos relacionando esta Unidade com as restantes do curso, quer as que ocorrem em simultâneo, quer desenvolvendo conhecimentos que venham a ser utilizados posteriormente noutras UC.
Avaliação:
A avaliação será efetuada através de um exame escrito individual ou de um trabalho de projeto. Adicionalmente poderão ser utilizados outros elementos como a participação desenvolvida por cada mestrando e a aplicação de conhecimentos em trabalhos práticos individuais e/ou grupais.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa, nomeadamente nas componentes mais teóricas, como sendo o objetivo 1. Com uma abordagem prática e utilizando sempre ferramentas informáticas de gestão de projetos, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver, atingindo os objetivos 2, 3 e 4. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
A metodologia de aliar os aspetos conceptuais ao desafio de os alunos realizarem diversos exercícios, terminando a realização de um projeto de gestão de projetos, conduz coerentemente ao objetivo 5.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

BIBLIOGRAFIA

PMI (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 7ª Ed., Project Management Institute
Meredith, J., Shafer, S., Mantel, S (2021). Project Management: A Strategic Managerial Approach, 11ª Ed., John Wiley & Sons
Miguel, António. (2019). Gestão Moderna de Projetos, Melhores Técnicas e Práticas, 8ª Ed. FCA – Editora de Informática.
Project Management Institute (2017), Agile Practice Guide, PMI, Print ISBN: 978-1-62825-199-9
Schwaber, Ken Sutherland, Jeff. 2020. The SCRUM Guide – The definitive guide to Scrum: the rules of the game. Scrum.org