Mestrado | Informática
História da Computação
Área Científica
História
Duração
Semestral
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
42h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
O1 – Conhecer as origens da computação moderna;
O2 – Compreender a relação dos principais desenvolvimentos na computação;
O3 – Entender o impacto tecnológico da evolução da computação na sociedade;
O4 – Compreender os aspetos principais da inovação dos mecanismos de hardware e software ao longo do século XX.
O5 – Compreender numa perspetiva estrutural a sociedade digital.
PROGRAMA
1. Fundamentos e importância do Abacus.
2. A Revolução Industrial e a computação.
3. Decisões lógicas.
4. A computação e a Segunda Guerra Mundial. A criptografia mecânica, Máquina de Turing, Enigma a “Bombe”.
5. A computação eletrónica, os circuitos elétricos, máquinas de com programas e memória.
6. Computação empresarial, a IBM e a NASA.
7. Diminuição do tamanho dos componentes computacionais. Os computadores pessoais. A Internet. A Apple e a Microsoft.
8. A Internet e as comunicações. Big data. Encriptação, firewalls, hacking e Cyber ataques.
9. A inteligência Artificial.
10. A computação Quântica.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta Unidade Curricular tem como objetivos dotar os alunos de um aprofundado conhecimento das origens da computação e da informática, bem como os principais marcos que criaram a evolução tecnológica da mesma. Por outro lado, pretende-se que os alunos compreendam as alterações conjunturais e estruturais que a revolução da informática, do século XX, provocou no tecido social. É ainda objetivo desta Unidade permitir que os alunos entendam as origens das tecnologias computacionais que hoje, são vulgarmente utilizadas. Trata-se de uma Unidade Curricular interdisciplinar que cria uma ponte entre o saber atual e a origem de todos os conteúdos tecnológicos que vão ser apreendidos neste Ciclo de Estudos.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
– Saber qual foi a origem da computação moderna,
– Compreender a evolução da informática e da computação durante o século XVII ao XXI,
– Perceber as repercussões que esta evolução provocou no tecido social,
– Conhecer os principais marcos tecnológicos nessa evolução.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
As sessões serão organizadas de forma a fomentar a participação dos alunos em tarefas de natureza vária (discussão de conteúdos apresentados pelo docente e/ou pelos estudantes, leitura de documentos e visionamento de imagens ilustrativas da evolução tecnológica e científica) que enquadrarão a abordagem dos diferentes conteúdos do programa.
O estudante deverá ter um papel ativo e central sobre o seu processo de aprendizagem, nesse sentido será estimulado a intervir e participar de forma crítica e sustentada.
O que permitirá os alunos adquirem não só conhecimentos, mas também competências práticas para uma melhor interpretação da origem das tecnologias atuais.
A avaliação terá em conta:
– A participação nas sessões (frequência, relevância e qualidade dessa participação);
– Resultados dos trabalhos em aula.
– Exame final.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com uma abordagem prática e utilizando sempre documentos ilustrativos das temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular, serão feitas algumas visitas de estudo a locais que possuam espólio histórico tecnológico ilustrativos dos conteúdos. Deste modo procura-se, por um lado, trabalhar de forma teórica a história da computação, e por outro, mostrar evidências materiais dos conteúdos, levando isso ao estímulo o trabalho autónomo dos mestrandos e desenvolver a sua compreensão sobre a causalidade daquilo que hoje encontram em termos tecnológicos.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.
BIBLIOGRAFIA
Ausiello, Giorgio (2018), The Making of a New Science: A Personal Journey Through the Early Years of Theoretical Computer Science. Spinger, USA.
Bang, A.O., Rao, U.P. (2021). Context-Aware Computing for IoT: History, Applications and Research Challenges. In: Goyal, D., Chaturvedi, P., Nagar, A.K., Purohit, S. (eds) Proceedings of Second International Conference on Smart Energy and Communication. Algorithms for Intelligent Systems. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-6707-0_70
Gustafsson, Bertil (2018), Scientific Computing from a Historical Perspective (Texts in Computational Science and Engineering). Spinger, USA.
Haigh, T., & Ceruzzi, P. E. (2021). A new history of modern computing. The MIT Press.
Hollister, B.E., Pang, A. (2022). A Convergence with Computer Science. In: A Concise Introduction to Scientific Visualization . Springer, Cham.
Kim, Gene (2019), The Unicorn Project: A Novel about Developers, Digital Disruption, and Thriving in the Age of Data, IT Revolution Press, USA.
Turing, John (2018), The Story of Computing. Arcturus, London.
Tympas, Aristotle (2018), Calculation and Computation in the Pre-electronic Era: The Mechanical and Electrical Ages (History of Computing). Spinger, USA.