Mestrado | Informática
Metodologias de Investigação Aplicada
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
ECTS
8
Horas de Contacto Teórico Práticas
56h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
O1 – Conhecer as características fundamentais dos processos de investigação informática e multimédia;
O2 – Compreender e articular as etapas do procedimento científico
O3 – Adquirir competências implicadas no processo de investigação;
O4 – Desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes de investigação que facilitem a apreciação e construção de trabalhos e projetos científicos.
O5 – Utilizar criticamente diferentes técnicas (de recolha, tratamento e análise de dados) tendo em vista os objetivos da investigação.
O6- Apresentar e argumentar de forma crítica e fundamentada, os resultados obtidos e suas implicações no desenvolvimento científico.
PROGRAMA
1. A Investigação aplicada: características gerais. A investigação como processo sistemático de inquirição.
2. Da seleção do tema à definição dos objetivos da investigação:
2.1. Identificação de temas/áreas de investigação; formulação de problemas;
2.2. Formulação de perguntas de investigação, hipóteses e/ou objetivos do estudo.
3. A fundamentação teórica:
3.1. A revisão de literatura – identificação e tratamento das fontes;
3.2. Formatos para a apresentação da revisão de literatura – processos de referência e citação.
4. Paradigmas e desenhos de investigação:
4.1. Métodos quantitativos e qualitativos: características gerais e correspondentes desenhos de investigação.
5. Procedimentos de investigação:
5.1. Definição de variáveis; seleção de amostras; técnicas de recolha de dados; construção de instrumentos de recolha de dados.
6. Tratamento dos dados de investigação:
6.1. Métodos e técnicas de análise e tratamento de dados. Formatos para a sua apresentação.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Considera-se importante que o investigador tenha por base informação atualizada, contato com recentes teorias de investigação aplicadas em contextos tecnológicos (informática e multimédia) bem como resultados das respetivas experiências, para que possa compreender o ponto de partida de uma investigação (identificação de um problema). A delimitação do campo de trabalho e a definição de objetivos são fundamentais para o sucesso deste tipo de “tarefa”, necessitando a concretização e o desenvolvimento do referido “ponto de partida” de uma pesquisa bibliográfica adequada, a fim de: a) informar o investigador de outros trabalhos que já se fizeram naquela área; b) conduzi-lo a uma reflexão sobre as necessidades/dificuldades sentidas em determinada área; c) contribuir para a fundamentação teórica do tema pretendido.
Como não é possível definir “à partida” um caminho a percorrer para o desenrolar da investigação é essencial que o investigador adquira competências que lhe permitam avançar e/ou reformular a “planificação” previamente traçada, sendo, por esta razão, relevante o conhecimento de paradigmas e desenhos de investigação, assim como os respetivos procedimentos a aplicar. Finalmente, depois de recolhida a informação necessária, torna-se imperioso aprender diferentes formas de a analisar, culminando nas conclusões ou considerações finais sobre a pergunta inicial que deu origem o processo investigativo.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
As sessões serão organizadas de forma a fomentar a participação dos alunos em tarefas de natureza vária (discussão de conteúdos apresentados pelo docente e/ou pelos estudantes, resolução de problemas, realização de exercícios) que enquadrarão a abordagem dos diferentes conteúdos do programa.
O estudante deverá ter um papel ativo e central sobre o seu processo de aprendizagem, nesse sentido será estimulado a intervir e participar de forma crítica e sustentada.
De sublinhar que esta unidade curricular tem uma componente significativa de acompanhamento ao estudante durante o desenvolvimento do seu projeto/dissertação (particularmente no segundo semestre).
A avaliação contínua terá em conta
– O desenvolvimento do capítulo de metodologias da dissertação/projeto.
– O desenvolvimento do capítulo do enquadramento teórico da dissertação/projeto.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Será solicitado aos mestrandos que tenham como ponto de partida as suas dificuldades, ou receios, com o intuito de essas mesmas dificuldades poderem servir de “ponto de partida” para as suas próprias investigações.
A utilização de diferentes fontes de pesquisa tem como finalidade dotar os estudantes de ferramentas que conduzam, tanto à sua autonomia pedagógica, como à consciencialização da riqueza de um trabalho colaborativo, partindo, por exemplo, de reflexões conjuntas. Além disso, crê-se, ainda, que a possibilidade de abordagens diferentes das tradicionais contribuem para ir ao encontro das diferentes necessidades/facilidades de cada aluno, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um, quer no que respeita ao conhecimento de características dos processos de investigação em educação, quer no que concerne à aquisição de competências que lhe são inerentes. Consolidadas estas vertentes, a elaboração de projetos será efetuada de forma mais profícua e estruturada, permitindo “caminhar” e alterar percursos e metodologias que nem sempre levam, de imediato, à resposta pretendida.
BIBLIOGRAFIA
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Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências humanas e sociais: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
De Ketele, J. & Roegiers, X. (1999). Metodologia da Recolha de Dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas, e de estudo de documentos. Lisboa: I. Piaget.
Fortin, M.-F., Côté, J., & Filion, F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação (N. Salgueiro, Trans.). Loures: Lusodidacta. Gibbs, G. (2009). Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed.
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