Mestrado | Informática

Multimédia para Dispositivos Móveis

Área Científica

Áudio-visuais e Produção dos Media

Duração

Semestral

ECTS

5

Horas de Contacto Teórico Práticas

35h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular (UC) visa o desenvolvimento de competências relacionadas com a utilização de recursos multimédia em dispositivos móveis. A UC pretende introduzir conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais. Assim, pretende-se que os mestrandos no final da unidade sejam capazes de:
O1 – Conhecer diferentes representações digitais de dados multimédia e como comunicar utilizando estes recursos.
O2 – Compreender a teoria e as tecnologias de compressão e codificação multimédia (e.g. imagem, áudio, vídeo).
O3 – Conceber produtos multimédia respeitando normas de segurança, proteção de dados e de direitos autorais.
O4 – Compreender os contextos tecnológicos e os desafios da utilização audiovisual em plataformas móveis.
O5 – Conceber produtos com recurso a multimédia adaptados a dispositivos móveis.

PROGRAMA

1. – Representação digital de dados multimédia

1.1- Texto
1.2- Bitmap
1.3- Vectorial
1.4- Som
1.5- Vídeo
1.6- Animação

2. – Processamento de dados multimédia

2.1- Sinal analógico vs Sinal Digital
2.2- Conversão de sinal analógico em Sinal Digital
2.3- Amostragem, Frequência de Amostragem e Quantização
2.4- Compressão e Codificação
2.5- Codecs e Formatos
2.6- Controlo e transformação de diferentes média
2.7- Processamento e visualização Multimédia

3.- Segurança, proteção de dados e direitos.

3.1- Direitos de autor
3.2- Creative Commons
3.3- Gestão de direitos digitais (DRM)
3.4- Proteção de dados

4.- Desafios em plataformas e dispositivos móveis

4.1- Largura de banda
4.2- Recursos de computação, memória, aceleração gráfica
4.3- Tamanho ecrã e resoluções
4.4- Mobilidade

5.- Edição e tratamento de conteúdos Multimédia

5.1- Edição e tratamento de som
5.2- Edição e tratamento de imagem (bitmap e vetorial)
5.3- Edição e tratamento de vídeo (vídeo e animação)

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular tem (como a maioria das UC do curso) uma forte componente prática e tecnológica, abordando conceitos teóricos, mas centrando-os sempre em exemplos e utilizações práticas e concretas. Numa primeira instância será feita a abordagem aos diferentes tipos de representação multimédia digital, procurando perceber o seu historial e o seu contexto na comunicação, em particular para dispositivos móveis, deste modo pretende-se que os estudantes atinjam o objetivo O1. Posteriormente conhecer-se-á o processo de digitalização de sinal, conhecendo conceitos como a amostragem e a quantização que permitem a transformação de informação analógica em informação reconhecida pelos computadores, percebendo ainda como pode ser feita a compressão e codificação dessa informação, procurando dar resposta ao O2. Seguidamente haverá apresentação e discussão de conteúdos relacionados com a segurança, proteção de dados e direitos autorais, fundamentais na sociedade e legislação atual e que permitirão ao estudante atingir O3. Serão ainda abordados os desafios do desenvolvimento de conteúdos multimédia para plataformas móveis, quer por questões inerentes às tecnologias utilizadas por estes dispositivos, quer pelas dimensões, geralmente reduzidas, dos mesmos permitindo que seja atingido O4. Finalmente abordar-se-ão diferentes softwares de edição e tratamento de dados multimédia (e.g. imagem, áudio, vídeo) que permitam aos estudantes, juntamente com os conhecimentos atingidos anteriormente, atingir o objetivo O5.
Todos os conteúdos serão abordados numa dinâmica baseada na prática profissional e na aplicação concreta dos conhecimentos em exemplos práticos e reais, procurando articular esta unidade curricular com outras do mesmo ramo que ocorrem neste semestre.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

A unidade curricular desenrolar‐se‐á numa dialética de exposição e exemplificação dos conceitos abordados sempre procurando que o estudante tenha um papel ativo e central na aprendizagem. A unidade terá um forte cunho de computer-based learning, utilizando o computador e, naturalmente, dispositivos de captura e edição multimédia (e.g. câmaras, microfones), bem como dispositivos móveis que permitam perceber o desenvolvimento dos produtos no seu contexto final de apresentação. Pretende‐se desenvolver uma perspetiva de construção gradual de conhecimentos relacionando esta Unidade com as restantes do curso, quer as que ocorrem em simultâneo, quer desenvolvendo conhecimentos que venham a ser utilizados posteriormente noutras UC.
As atividades da unidade curricular serão coordenadas de modo articulado e criador de sinergias que permitam um desenlace mais produtivo e sustentado da elaboração do projeto.
Avaliação:
A avaliação será efetuada através de um exame escrito individual ou trabalho de investigação. Adicionalmente serão utilizados outros elementos como a participação desenvolvida por cada mestrando e a aplicação de conhecimentos em trabalhos práticos individuais e/ou grupais.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa. Com uma abordagem prática e utilizando sempre ferramentas tecnológicas inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular e, como já foi referido, os equipamentos tecnológicos como o computador, os dispositivos de captura e tratamento multimédia e os dispositivos móveis, serão uma constante na sala de aula. Deste modo procura-se, por um lado, trabalhar de forma prática e em contexto real de utilização, e por outro, estimular o trabalho autónomo dos mestrandos e desenvolver a sua criatividade e tomada de decisões
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

BIBLIOGRAFIA

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Ribeiro, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.
Ramachandra, Avinash (2018). Decode To Encode: Master Complex Concepts Faster, Bridge Gaps and Be the Expert in Video Coding. Avinash Vilayanur Ramachandran