Mestrado | Informática
Seminário
Área Científica
Eletrónica e Automação
Duração
Semestral
ECTS
5
Seminário
56h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
O1 – Conceber, planear, implementar e descrever uma investigação, com base na estrutura de uma dissertação ou projeto;
O2 – Refletir criticamente sobre os elementos implicados na análise e interpretação dos dados recolhidos;
O3 – Compreender e utilizar com critério as principais formas adequadas de comunicação e apresentação pública dos resultados obtidos num estudo ou projeto de investigação tanto para a comunidade científica como para outros públicos;
O4 – Desenvolver competências transversais (soft skills) cada vez mais necessárias numa sociedade digital e global.
PROGRAMA
Dada a especificidade desta unidade curricular os conteúdos programáticos serão materializados na redação do documento da dissertação ou trabalho de projeto dos estudantes bem como numa interação com empresas, empresários e docentes convidados que trarão as suas realidades para dentro do curso e desta unidade em particular. Contudo, alguns
conteúdos serão abordados, a saber:
1 Fases de elaboração de uma dissertação ou projeto;
2 Revisão da literatura;
3 Análise de dados qualitativos e/ou quantitativos recolhidos (dependendo do tipo de estudo);
4 Ética da investigação. Proteção dos dados, dos participantes e das instituições envolvidas;
5 Estruturação, comunicação e apresentação de um trabalho de natureza investigativa;
6 SoftSkills. Diferentes tipos de competências e a sua importância para os empregadores e para o mercado de trabalho.
O conteúdo 6 contará com parceiros do mestrado em particular a Bold International que ministrará seminários aos estudantes.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Considera-se importante que o investigador tenha por base informação atualizada, contato com recentes teorias de investigação aplicadas em contextos tecnológicos (informática e multimédia) bem como resultados das respetivas experiências, para que possa compreender o ponto de partida de uma investigação (identificação de um problema).
A unidade curricular de Seminário pretende constituir-se como um espaço de contacto com diferentes metodologias de investigação e como um espaço de reflexão e ação que promova o desenvolvimento da dissertação ou trabalho de projeto e que aproxime os estudantes do mercado e o mercado dos estudantes. Uma relação com o tecido empresarial que se pretende próxima e profícua.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens é realizada de forma sistemática através do desenvolvimento de atividades (individuais e em grupo) e pelo cumprimento da entrega de produtos intermédios solicitados (a desenvolver individualmente).
Estes produtos incidem sobre o desenvolvimento de capítulos integrantes da dissertação ou projeto a submeter a provas públicas no final do mestrado, mas poderão originar artigos científicos a submeter a revistas e/ou conferências da área.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
A unidade curricular decorre no 2º ano do curso de Mestrado funcionando especificamente no 4º semestre quer para apoio à realização do projeto ou dissertação quer para a aproximação ao mercado e ao contexto laboral específico da área do curso. O acompanhamento da dissertação/projeto é feito em sessões realizadas quinzenalmente, intercalando-se sessões em grupo com sessões de orientação individuais a agendar com o respetivo professor-orientador.
O professor-orientador é o responsável pela supervisão científica da dissertação do aluno e o mesmo é definido em articulação entre o estudante e a coordenação do curso.
A metodologia de trabalho incide sobre diferentes atividades tais como:
– Leitura e análise de textos temáticos (na área da dissertação ou projeto) e sobre métodos e processos de investigação, de acordo com as problemáticas selecionadas pelos estudantes;
– Análise crítica de artigos/projetos de investigação relacionados com as temáticas em causa com vista à:
i) elaboração do quadro teórico da dissertação ou projeto;
ii) organização, apresentação e discussão de resultados;
– Trabalho em pequenos grupos quando as temáticas assim o justificarem (e.g. desenvolvimento de um ensaio/artigo por grupos de estudantes);
– Apresentação dos produtos intermédios desenvolvidos no âmbito da dissertação ou projeto, por cada mestrando, à turma (professores e pares), de acordo com as fases específicas definidas para a elaboração da dissertação ou projeto.
BIBLIOGRAFIA
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Carmo, H., & F erreira, M. M. (1998). Metodologia da Investigação Guia para Autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
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De Ketele, J. & Roegiers, X. (1999). Metodologia da Recolha de Dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas, e de estudo de documentos. Lisboa: I. Piaget.
Fortin, M.F., Côté, J., & Filion, F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação (N. Salgueiro, Trans.). Loures: Lusodidacta.
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