Mestrado | Informática

Virtualização I

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

5

Horas de Contacto Teórico Práticas

35h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

A finalidade desta unidade curricular consiste no fornecimento de conhecimentos teóricos de virtualização e na administração do Hypervisors propriedade da Microsoft, HyperV em sistemas operativos Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016, bem como dos Hypervisors da VMWare.
Assim, definem-se como objetivos da de aprendizagem da unidade curricular:

O1 – Compreender e aplicar fundamentos de virtualização de servidores;
O2 – Compreender e dominar as configurações básicas de um hypervisor Microsoft e VMWare;
O3 – Implementar redes locais de servidores virtuais;
O4 – Configurar clusters de Hypervisors.

PROGRAMA

1. Tipos de Virtualização
2. Fundamentos
3. Hypervisors Tipo 1 e 2
4. Apresentação do Hyper-V
5. Licenciamento com Hyper-V
6. Configuração de Memória
7. Memória Dinâmica
8. Configuração de Networking Virtual
9. Gestão de Storage Virtual
10. Configuração de Templates de Máquinas Virtuais
11. Microsoft Failover Clustering
12. Live Migration
13. Hyper-V Réplica
14. Backup
15. ESXi enquanto hypervisor
16. Snapshots
17. Networking
18. Storage
19. vCenter
20. vMotion, High Availability, Fault Tolerance e DRS
21. ESXi – Instalação de ESXi 6.x
22. ESXi – Configuração base
23. ESXi – Criação de VM
24. Deployment de appliance vCenter
25. Criação de cluster
26. Adição de novo nó ao cluster
27. vMotion
28. Configuração de features: HA/DRS
29. Migração de Servidores Instalação de vSphere Converter
30. Conversão (P2V)
31. Conversão (V2V)

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Nesta unidade curricular serão abordados conteúdos que permitam ao estudante dominar os conhecimentos básicos para a administração do hypervisor “hyperv”, baseado no sistema operativo Windows Server 2012R2. Neste sentido iniciar-se-á a unidade curricular com conceitos introdutórios de modo a preparar os estudantes para os conteúdos mais técnicos. Bem como os similares da VMware.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning.
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo a o docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como da familiarização com os sistemas correspondentes.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO Obrigatória:

1)Exame final escrito.

AVALIAÇÃO formativa:

2) Apresentação oral do trabalho desenvolvido.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O método de trabalho proposto para esta unidade curricular tem como objetivo a aproximação do estudante com a implementação prática de sistemas de virtualização baseadas em HyperV e VMware, dotando-o de conhecimentos essenciais para que possa interpretar os conceitos específicos deste fabricante, sabendo os diferenciar de outros fabricantes, pondo-os em prática num contexto laboral. Para a componente teórica (O1) é expetável que o estudante adquira sólidos conhecimentos dos conceitos teóricos associados a tecnologias de Virtualização, sendo nesta unidade curricular indicadas as principais diferenças, tanto ao nível tecnológico, como ao nível da terminologia usada. Para a componente prática (O2-O5), será privilegiado o contato pratico com as tecnologias, usando para tal, casos aproximados de implementações reais, estimulando a procura de soluções e resolução de problemas, num contexto de equipa de trabalho. Todos os casos serão analisados, numa primeira fase, num contexto de sala de aula, promovendo a discussão e a gestão de expetativas para o exercício para toda a turma. Numa segunda fase será feito um acompanhamento a todos os grupos de trabalho para que o docente possa discutir individualmente as soluções adotadas, bem como possa analisar o nível de conhecimento individual de cada estudante. Numa terceira fase, novamente em contexto global, serão analisados os resultados obtidos.

BIBLIOGRAFIA

Principal:

Minasi, Mark. (2013). Mastering Windows Server 2012 R2. Sybex

Tulloch, Mitch. (2013). Introducing Windows Server 2012 R2, Microsoft Press

Finn, Aidan. (2013). Windows Server 2012 HYPER-V Installation and Configuration Guide, Sybex

Fergunson, Bill; vSphere 6 Foundations Exam Official Cert Guide, VMware Press

Portnoy, Matthew (2016), Virtualization Essentials. Sybex, USA.

Kusnetzky, Dan (2011), Virtualization: A Manager’s Guide. Oreilly, USA.

Savill, John (2016), Mastering Windows Server 2016 Hyper-V. Sybex, USA.

Recursos VMware (documentação e vídeos):

https://docs.vmware.com/en/VMwarevSphere/index.html