Mestrado | Informática
Virtualização II
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
ECTS
5
Horas de Contacto Teórico Práticas
35h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
A finalidade desta unidade curricular, consiste no fornecimento de conhecimentos e competências para a implementação de automação e monitorização em redes virtuais de servidores. Assim, no final da unidade curricular o estudante deverá:
O1 – Conhecer os conceitos fundamentais de automação de servidores.
O2 – Conhecer as funcionalidades dos System Center Operations Manager 2012 R2.
O3 – Saber instalar e implementar o SCOM.
O4 – Conhecer as diversas formas de automação e monitorização com o SCOM.
PROGRAMA
1. Automação em rede de servidores virtuais
2. Administração de operações
2.1. Introdução ao SCOM 2012 R2
2.2. Novidades do SCOM
2.3. Arquitetura do SCOM
3. Planificação e instalação
3.1. Planificação da instalação
3.2. Pré-requisitos na instalação
3.3. Instalação do SCOM
4. Introdução à administração centralizada de aplicações
4.1. Configuração e utilização
4.2. Instalação e configuração de Agentes
4.3. Configurações complexas
4.4. Segurança
4.5. Painéis, tendências e previsões
5. Administração do SCOM
5.1. Backup e Recuperação
5.2. Administração e gestão de pacotes
5.3. Monitorização
6. Monitorização como um Serviço orientado
6.1. Monitorização de aplicações .NET
6.2. Monitorização de Redes
6.3. Utilização de transações sintéticas
6.4. Aplicações distribuídas
6.5. Monitorização de clientes
7. Funções avançadas do SCOM
7.1. Interoperabilidade e inter-plataformas
7.2. Integração
7.3. Administrção de pacotes e relatórios
7.4. PowerShell e SCOM
7.5. Provedor de serviços
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Nesta unidade curricular serão abordados conteúdos que permitam ao estudante instalar, configurar e administrar uma rede virtual com o SCOM. Assim, serão analisados os fundamentos do SCOM (O1), bem como as configurações necessárias para a implementação e instalação do mesmo (O2, O3). Abordar-se-á as características associadas aos serviços virtuais administrados com o SCOM, serão ainda analisados os serviços do mesmo, bem como a sua relação com outras plataformas (O4), terminando-se com a monitorização de uma rede de servidores virtualizados e a sua possível administração com o PowerShell (O4).
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning, utilizando diapositivos para explicação dos conteúdos e disponibilizando fichas de trabalho que permitem aplicar os conhecimentos em ambiente de testes, implementado na plataforma laboratorial de servidores virtuais.
As aulas serão teórico-práticas, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como dos conceitos referidos nos conteúdos programáticos e as ferramentas (SCOM) apresentados nos mesmos.
Assim, o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica a realização constante de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
AVALIAÇÃO Obrigatória:
1) Exame final escrito.
AVALIAÇÃO formativa:
2) Realização das tarefas de laboratório fornecidas por intermédio de fichas de trabalho (e sua apresentação e avaliação).
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado em momentos de trabalho individual constantes visa contribuir para que o estudante desenvolva conhecimentos sólidos de implementação e instalação do SCOM em redes virtuais de servidores. Optou-se por metodologias de ensino centradas no estudante em que este tem um papel preponderante na sua aprendizagem. O computador será, sempre, um recurso presente nas aulas (que terão caráter teórico-prático) de modo que os estudantes tenham contacto com as tecnologias anteriormente referidas e que as coloquem em prática com exemplos concretos de utilização e implementação dos mesmos. Nesse sentido justifica-se metodologias de ensino que estimulem a participação ativa e que promovam competências de autonomia nos processos e desenvolvimentos tecnológicos nas áreas que operem ou venham a operar. As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados (apresentados sob a forma de fichas de trabalho), que culminarão na apresentação do trabalho desenvolvido e sua avaliação, pelo docente.
BIBLIOGRAFIA
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