Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Programação II
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Conhecer as caraterísticas e utilizar a plataforma de desenvolvimento .NET;
2. Conhecer a estrutura da linguagem C# e saber implementar programas nessa linguagem;
3. Compreender a componente de programação por objetos em C# e desenvolver aplicações usando essa metodologia;
4. Conhecer a arquitetura Windows Presentation Foundation e desenvolver aplicações utilizando essa framework;
5. Compreender e saber usar a linguagem XAML no contexto de desenvolvimento de aplicações em C#;
6. Desenvolver aplicações que criem e acedam a ficheiros e pastas;
7. Criar aplicações que acedam a bases de dados.
PROGRAMA
1. Plataforma .NET
1.1. Visual Studio
1.2. Console Aplication;
1.3. Aplicações com interface gráfica;
2. Os elementos da linguagem C#
2.1. Tipos de dados e variáveis
2.2. Enumerations
2.3. Operadores
2.4. Estruturas de dados: arrays e coleções
2.5. Estruturas de decisão
2.6. Estruturas de repetição
2.7. Funções
2.8. Tratamento de erros
3. Programação por objetos em C#
3.1. Campos
3.2. Métodos
3.3. Enum
3.4. Construtores e Destrutores
3.5. Delegates e Eventos
3.6. Expressões Lambda
3.7. Interfaces
3.8. Hereditariedade
4. As aplicações Windows Presentation Foundation
4.1. A linguagem XAML
4.2. Os layouts containers
4.3. Janelas e Controlos
4.4. Caixas de dialogo pré-definidas. As caixas de mensagem não retangulares
4.5. Os controlos WPF
5. Ficheiros, streams e serialização
5.1. Aceder ao filesystem
5.2. Usar streams
6. Programação de bases de dados com C#
7. Desenvolvimento de aplicações em C#
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo 1 é atingido através dos conteúdos 1.1 a 1.3. Os pontos 2.1 a 2.8. permitem concretizar o objetivo 2. O objetivo 3 é concretizado através dos pontos 3.1 a 3.8. Os pontos 4.1 a 4.5 permitem realizar os objetivos 4 e 5. Os objetivos 6 e 7 são concretizados através dos pontos 5.1 e 5.2, 6 e 7.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Todas as aulas são de natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas. A plataforma .NET e a estrutura da linguagem C# são introduzidas através de exposições teóricas e de pequenos projetos e exercícios práticos, através dos quais os alunos adquirem a compreensão do ambiente de desenvolvimento e das estruturas e statements da linguagem.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
A natureza teórico-prática da metodologia de aprendizagem permite que os alunos implementem as várias estruturas da linguagem, através dos projetos práticos, adquirindo dessa forma a necessária familiaridade com a linguagem. Os tópicos finais do programa, através do desenvolvimento de aplicações de acesso a ficheiros e bases de dados, permitem que os alunos adquiram os conhecimentos teóricos e práticos da linguagem definidos nos objetivos da unidade curricular.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
Marques, Paulo; Curso Prático de C#; FCA.
Sharp,John, Visual C# – Step by Step, Microsoft Press.
Complementar:
Chris Sells, Ian Griffiths. Programming WPF 2nd Edition.O’REILLY. ISBN-13: 978-0596510374.
MacDonald, Mathew, Pro WPF with C# 2008, Appress.
CARRIÇO, Antonio J, Linnguagem C#. Edições Chambel, Lisboa.
Anderson, Chris. Essential Windows Presentation Foundation (WPF) 1st Edition. ISBN-13: 978-0321374479.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/