Licenciatura em Engenharia Informática

Projeto

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Anual

ECTS

20

Horas de Contacto Teórico Práticas

120h

Esta unidade curricular pode assumir a modalidade de estágio, projeto inovador em empresa ou relatório (projeto académico).

Estágio

Objetivo da Aprendizagem

1. Aplicar, em contexto real e de forma integrada e interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes da formação;
2. Adequar e desenvolver hábitos de trabalho de acordo com a realidade de uma empresa.
3. Trabalhar em equipa, com elevado sentido ético e deontológico;
4. Identificar a estrutura funcional de uma empresa;
5. Identificar ineficiências nos sistemas e saber propor alterações para a otimização e melhorar o desempenho da mesma;
6. Selecionar sistemas, tecnologias e equipamentos adequados aos objetivos da empresa.
7. Desenvolver relatórios técnicos e de atividades;
8. Apresentar publicamente projetos informáticos ou de TI, produtos e tecnologias relacionados.

Programa

A componente de formação em contexto de trabalho realiza-se na modalidade de estágio numa entidade de acolhimento sedeada na região da Grande Lisboa. As mesmas são selecionadas tendo por base as parcerias já existentes e do conhecimento que o ISTEC tem das mesmas, seleção essa baseada em critérios de idoneidade bem como de adequabilidade da atividade da empresa aos conhecimentos adquiridos nesta licenciatura.

O programa de estudo específico da unidade curricular está condicionado à atividade económica e ao tipo da entidade acolhedora e selecionada por cada estudante, sendo elaborado um plano de trabalho individual, com o roteiro de atividades a desenvolver no período especificado para cada estudante e que constará do acordo/protocolo de estágio. O plano de trabalho que deverá ser assinado pelo estudante, pelo orientador designado pelo ISTEC e pelo orientador/monitor designado pela entidade de acolhimento antes do início do estágio.

Na componente de formação em contexto de trabalho o estudante será acompanhado por um docente nomeado pelo ISTEC e por um monitor a designar pela empresa onde se realiza a formação.

Deverá ser previamente elaborado e aceite por ambas as partes um plano do qual constem os objetivos a atingir com esta componente de formação, bem como quais as tarefas a desenvolver ao longo da mesma.

Todo o trabalho realizado na componente de formação em contexto de trabalho será objeto de avaliação final através de um relatório circunstanciado, a elaborar pelo aluno, o qual será objeto de uma análise conjunta pelo orientador indicado pela entidade de acolhimento e pelo orientador do ISTEC, de acordo com os critérios previamente fixados.

Avaliação

Para a realização do projeto, existem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Privilegia-se a modalidade de orientação de tutoria e contatos de dispositivos de e-learning síncronos e assíncronos. Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning.
As aulas assumirão um caráter teórico, o desenvolvimento do projeto mais de caráter prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das linguagens web referidas nos conteúdos programáticos e as ferramentas (software) de edição de código compatíveis com as mesmas.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO Obrigatória:

1) Relatório do Tutor da Empresa;
2) Apresentação de um projeto escrito;
3) Avaliação por parte do Docente regente da Unidade.

Bibliografia

Bibliografia específica condicionada ao tipo de entidade acolhedora e às atividades desenvolvidas inerentes ao plano definido e à resolução dos diversos problemas encontrados ao longo da formação em contexto de trabalho.

Bibliografia indicada nas restantes unidades curriculares.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/

Projeto Inovador em Empresa

Objetivos da Aprendizagem

Orienta-se para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, de modo a demonstrar a sua capacidade de participação em tarefas de conceção, planeamento, investigação e desenvolvimento ou na solução de problemas concretos, baseada numa conceptualização estruturada.
O Projeto Inovador em Empresa pode ter a configuração de relatório científico ou projeto, com uma componente prática obrigatória relacionada com as TI. Tem de estar obrigatoriamente relacionado com uma necessidade de uma empresa e deve ser desenvolvido no contexto empresarial, em total articulação com um responsável designado pela empresa que acolheu o Projeto do aluno.
O tema do Projeto Inovador em Empresa e o seu desenvolvimento deverão denotar atualização dos conhecimentos e das metodologias aprendidas ao longo do curso, originalidade, objetividade e reflexão pessoais, e um estudo bibliográfico reflexivo sobre o tema principal do trabalho a desenvolver.
O objeto final do Projeto Inovador em Empresa é trazer uma mais valia para o processo produtivo e tecnológico da empresa que acolher o aluno.
O Projeto não obriga a um número específico de horas presenciais na empresa, contudo mantêm-se a carga de trabalho prevista para a Unidade Curricular.

Programa

O programa de estudo específico da unidade curricular está condicionado ao tema do Projeto Inovador em Empresa e ao tipo da entidade acolhedora e selecionada por cada estudante, sendo elaborado um plano de trabalho individual, com o roteiro de atividades e trabalhos a desenvolver no período especificado para cada estudante e que constará do acordo de trabalho de investigação com a empresa. O plano de trabalho que deverá ser assinado pelo estudante, pelo orientador designado pelo ISTEC e pelo orientador designado pela entidade de acolhimento antes do início do desenvolvimento do Projeto Inovador em Empresa.
Trata-se de um trabalho de investigação com um elevado nível de autonomia e organização de trabalho por parte do aluno.

Metodologia de Ensino e Avaliação

AVALIAÇÃO:

1) Relatório do Orientador da Empresa;

2) Apresentação de um projeto escrito;

3) Avaliação do Regente da Unidade Curricular.

Bibliografia

Fundamental:

BERGMAN, Linda (2009). Academic Research and Writing: Inquiry and Argument in College, EA, EUA.

MACHI, Lawrence (2016). The Literature Review: Six Steps to Success, SAGE, California, USA.

SOUSA, Maria (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – segundo Bolonha. PACTOR

Complementar:

LEKI, Ilona (1998). Academic Writing: Exploring Processes and Strategies, EA, EUA.

LUKKARILA, Lauren (2017). Successful Academic Writing: A Complete Guide for Social and Behavioral Scientists, EA, EUA.

LINDEMANN, Kurt (2017). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper, Wiley, USA.

MARSHALL, Steve (2017). Advance in Academic Writing: Integrating Research, Critical Thinking, Academic Reading and Writing, CSE, USA.

TURABIAN, Kate (2017). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Eighth Edition: Chicago Style for Students and Researchers, Chicago University, USA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/

Relatório – Projeto Académico

Objetivos da Aprendizagem

Orienta-se para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, de modo a demonstrar a sua capacidade de participação em tarefas de conceção, planeamento, investigação e desenvolvimento ou na solução de problemas concretos, baseada numa conceptualização estruturada.
O Relatório deverá ter uma componente prática obrigatória relacionada com as TI.
O tema do Relatório e o seu desenvolvimento deverão denotar atualização dos conhecimentos e das metodologias aprendidas ao longo do curso, originalidade, objetividade e reflexão pessoais, e um estudo bibliográfico reflexivo sobre o tema principal do trabalho a desenvolver.

Programa

1ª PARTE

1. Apresentação Gráfica

2. Linguagem e Estilo

3. Estrutura

4. Escrita:

4.1. Título

4.2. Dedicatória

4.3. Agradecimentos

4.4. Resumo

4.5. Palavras-chave ou descritores

4.6. Índice

4.7. Epígrafe

4.8. Introdução

4.9. Revisão da literatura

4.10. Materiais e Métodos

4.11. Resultados

4.12. Discussão

4.13. Conclusões

4.14. Bibliografia

4.15. Anexos e Apêndices

5. O problema da Investigação

6. Objetivos, questões ou hipóteses de uma investigação

7. Como apresentar uma dissertação

2ª PARTE

8. Acompanhamento do desenvolvimento da 1ª parte do trabalho.

3ª PARTE

9. Desenvolvimento de um Projeto

Demonstração de Coerência Entre Conteúdos Programáticos e Resultados da Aprendizagem

As diferentes partes que integram o programa, articulam-se para ajudar o aluno a tomar decisões ao longo do desenvolvimento de um projeto, que determinam o direcionamento da investigação e sua execução.

Metodologia de Ensino e Avaliação

Para a realização do projeto, existem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Privilegia-se a modalidade de orientação de tutoria e contatos de dispositivos de e-learning síncronos e assíncronos. Estão previstas 240 horas de contato, das quais 220 são de orientação/tutoria. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 540 horas. Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning.
As aulas assumirão um caráter teórico, o desenvolvimento do projeto mais de caráter prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das linguagens web referidas nos conteúdos programáticos e as ferramentas (software) de edição de código compatíveis com as mesmas.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO Obrigatória:
1) Apresentação de um projeto escrito;
2) Apresentação oral do Projeto perante um júri.

Demonstração de Coerência Entre Metodologias de Ensino e Resultados de Aprendizagem

O objetivo do Relatório é o de permitir que o aluno integre os conhecimentos e competências que adquiriu ao longo do curso, que se familiarize com as regras normativas de elaboração de trabalhos científicos e que demonstre capacidade de iniciativa na apresentação de trabalhos inovadores e úteis para o mundo empresarial.

Bibliografia

Fundamental:
SOUSA, Maria (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – segundo Bolonha. PACTOR
BERGMAN, Linda (2009). Academic Research and Writing: Inquiry and Argument in College, EA, EUA.
MACHI, Lawrence (2016). The Literature Review: Six Steps to Success, SAGE, California, USA.

Complementar:
LEKI, Ilona (1998). Academic Writing: Exploring Processes and Strategies, EA, EUA.
LUKKARILA, Lauren (2017). Successful Academic Writing: A Complete Guide for Social and Behavioral Scientists, EA, EUA.
MARSHALL, Steve (2017). Advance in Academic Writing: Integrating Research, Critical Thinking, Academic Reading and Writing, CSE, USA.
TURABIAN, Kate (2017). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Eighth Edition: Chicago Style for Students and Researchers, Chicago University, USA.
LINDEMANN, Kurt (2017). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper, Wiley, USA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/