Projetos de Investigação

Projetos de Investigação de Alto Nível

Saber +

Projetos Financiados Erasmus + KA2

Saber +

Projetos Autónomos

Saber +
Investigação

Projetos de Investigação de Alto Nível

Projeto 1 | Serviço Sistema de Informação Básica Municipal

Fundo de Apoio Social Projecto de Desenvolvimento Local , 20PPP11) – For submission to HOPs – Nº 151-C/FAS-PDL-DG/19 – Serviço Sistema de Informação Básica Municipal – SIBM (Elaboração e concepção).

Aguarda Formalização

Projetos de Investigação

Projetos Financiados Erasmus +  KA2

Aprovados | Em Execução | Concluídos

Este projeto, que decorreu entre janeiro de 2020 e julho de 2022, foi financiado pela Agência InJuve (Espanha) e tratou-se de uma parceria que envolveu o ITA (ISTEC Lisboa e ISTEC Porto), o Centre d’Estudis Politècnics (Espanha, coordenador) e a Associação Não Governamental Logos, NGO (Polónia).
De um modo geral o projeto visa promover ações, desenvolver conteúdos e instrumentos educativos digitais e analisar o impacto das metodologias inovadoras (nomeadamente gamificação) nos grupos-alvo e stakeholders, enraizadas num processo de mudança civilizacional (social, política, económica e cultural). Aproveitando sempre as aptidões e competências individuais de cada parceiro e cada indivíduo participante, ancorado pelas melhores práticas de investigação.
Podemos destacar como produtos principais do projeto um manual sobre gamificação para formadores/educadores/youth workers, um massive open online course (MOOC) gamificado sobre diversos conceitos para a empregabilidade (e.g. empreendedorismo, criação de CV, entrevista de emprego, carta de apresentação) e uma Escape Box também sobre empregabilidade com vista ao desenvolvimento de soft-skills através de metodologias não formais e game-based learning.
Este projeto contou com vários eventos multiplicadores (um por país parceiro), destacando-se o evento organizado no ISTEC Lisboa que contou com mais de 150 participantes quando o número estimado na candidatura era de 40. Em termos formativos ocorreu uma mobilidade mista (blended mobility) que envolveu 12 estudantes (4 de cada instituição) e cuja componente presencial decorreu em Barcelona, durante uma semana (em abril de 2022).
Esta parceria teve uma participação e envolvimento ativo de vários docentes/investigadores e pessoal técnico do ITA (ISTEC Lisboa e ISTEC Porto). Esta equipa esteve envolvida no desenvolvimento dos produtos intelectuais, na assistência técnica ao desenvolvimento dos materiais audiovisuais, na organização dos eventos multiplicadores.
Contou ainda com o envolvimento de estudantes da licenciatura em Engenharia Multimédia e do CTeSP de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, no que diz respeito ao desenvolvimento dos elementos visuais do projeto (tais como logotipo, manual de normas, website, cartazes), originando um projeto final de licenciatura para um dos estudantes envolvidos. Também no Mestrado em Informática houve um envolvimento de um estudante que colaborou no desenvolvimento dos conteúdos educativos para o MOOC e cuja dissertação teve por base o referido projeto.
Outro dos resultados do projeto seria a criação de uma nova candidatura vencedora direcionada para a igualdade de género, que apresentaremos de seguida. Em consequência das redes de contactos estabelecidas, duas novas candidaturas foram submetidas. Uma delas, vencedora e já em desenvolvimento, direcionada para a igualdade de género apresentaremos de seguida, a segunda, direcionada para uma problemática de direitos humanos foi submetida em outubro e aguarda resultado (conta com a participação do ISTEC Lisboa e da Logos, NGO mais dois novos parceiros).

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Juventude
  • Papel do ISTEC: Líder
  • Orçamento do ISTEC: 32,019€
  • Orçamento do Total: 79.279€
  • Estado: APROVADO | CONCLUÍDO
  • Site do projeto: https://escapetoyourfuture.eu

Este projeto surge no seguimento do anterior, após identificação de necessidades específicas que o projeto Escape to Your Future não endereçava. Assim, esta parceria, no setor do Ensino Profissional e Vocacional, conta com parte dos parceiros do Escape To Your Future (nomeadamente o ITA (ISTEC Lisboa e ISTEC Porto) enquanto coordenador e o Centre d’Estudis Politècnics) aos quais se juntaram o Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), a comunidade de coworking CoEspai (Espanha) e a empresa de formação FA Magdeburg GmbH.
Coordenado pelo ISTEC Lisboa, este projeto que iniciou em maio de 2021 e que terminará em abril de 2023, procurará combater o hiato entre géneros nomeadamente no acesso à formação e emprego nas áreas das tecnologias de informação e empreendedorismo.
O projeto utiliza metodologias formais e não formais, a fim de desenvolver vários resultados intelectuais (por exemplo, quadro de condições de acesso das mulheres ao emprego e formação na área da tecnologia e empreendedorismo, conteúdos educativos/formativos online (MOOC), plataforma multimédia inovadora, ferramentas pedagógicas, de avaliação, validação e reconhecimento das competências, bem como um modelo pedagógico para a aprendizagem a distância), entre outras atividades relacionadas (tais como uma formação mista com uma semana presencial e que envolve 15 jovens mulheres).
No âmbito do referido projeto já foram desenvolvidos vários dos produtos planeados, a saber:
– O quadro de condições de acesso das mulheres ao emprego e formação nas áreas referidas, ao qual se adicionou um manual de boas práticas realizadas neste âmbito em alguns países europeus;

– A plataforma online para recursos educativos em multiplataforma (para consulta em https://ewomeninict.eu/learningplatform/), e que se trata de uma plataforma web-based desenvolvida para inclusão de conteúdos educativos (cursos online);

– Conteúdos educativos audiovisuais em várias línguas e orientados para múltiplos perfis. A título de exemplo foram desenvolvidos cursos de introdução ao desenvolvimento web (html, css), de fotografia, de vídeo, de design, de personal branding, marketing digital, gestão de projetos, entre outros. Os interessados poderão inscrever-se individualmente em cada curso, ou escolher um dos vários perfis existentes, por exemplo “criativo” que terá um conjunto de cursos associados a esse perfil. Estes conteúdos são acessíveis em qualquer dispositivo, estando disponíveis na plataforma educativa referida anteriormente.

Este projeto, até ao momento, contou com um evento multiplicador (na Alemanha) e terá ainda dois outros eventos multiplicadores (um em Espanha e um em Portugal). Em termos de atividades formativas, terá uma atividade mista para 15 estudantes (3 de cada um dos 5 parceiros) sendo que a atividade presencial irá decorrer em Barcelona, Espanha no início de novembro de 2022.

Também este projeto contou com uma equipa complementar e multidisciplinar, com professores, pessoal técnico e estudantes. Os professores tiveram um maior envolvimento no desenvolvimento dos produtos intelectuais, em termos de desenvolvimento de estudos e conteúdos educativos, bem como de investigação para o desenvolvimento do quadro de acesso e da plataforma educacional. O pessoal técnico esteve envolvido no desenvolvido da plataforma educacional, bem como na assistência ao desenvolvimento dos materiais audiovisuais.
No que se refere aos estudantes, à semelhança do que já foi referido no projeto anterior, existiu uma participação de estudantes do CTeSP em Desenvolvimento de Produtos Multimédia, da Licenciatura em Engenharia Multimédia e uma estudante de mestrado. Os primeiros no desenvolvimento de cartazes e documentos visuais para o projeto. Já os estudantes de licenciatura têm sido envolvidos em vários momentos do projeto, desde o desenvolvimento do logotipo, manual de normas e website do projeto, passando pelo apoio no desenvolvimento de conteúdos educativos audiovisuais, originando dois projetos globais de licenciatura bem como vários projetos no âmbito de unidades curriculares (e.g. Laboratório de Vídeo, Laboratório de Som, Tecnologias Multimédia para o E-Learning e Computação Gráfica). No caso da estudante de mestrado o seu envolvimento encontra-se relacionado com o estudo da temática das tecnologias e da igualdade de género, trabalho este ainda em desenvolvimento.
Também este projeto originou uma nova candidatura (também já aprovada), que procurará complementar o projeto existente com novos elementos e em novos países europeus. Esta parceria que contou com o ITA (ISTEC Lisboa) bem como a empresa FA Magdeburg (entre outros) irá iniciar os trabalhos em dezembro de 2022.
Para mais informação sobre o projeto eWomen in ICT poderá ser consultado o site do projeto em https://ewomeninict.eu/

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Profissional
  • Papel do ISTEC: Lider
  • Orçamento do ISTEC: 63,123€
  • Orçamento do Total: 224,079€
  • Estado: APROVADO | CONCLUÍDO
  • Site do Projeto: https://ewomeninict.eu
  • Prémio: Ver

Este projeto, no âmbito do Ensino Vocacional e Profissional, é coordenado por uma associação Búlgara – Association “FIABCI – Bulgaria”, contando com a participação de mais 6 parceiros, ITA-ISTEC Lisboa (Portugal), Balgarska Stopanska Kamara – Sayuz Na Balgarskia Biznes (Bulgária), P&C Company Ltd (Bulgária), Akmi Anonimi Ekpaideftiki Etairia (Grécia), Agenzia Per Lo Sviluppo Dell’Empolese Valdelsa (Itália) e VsI Socialiniu Inovaciju Centras (Lituânia).
Trata-se de um projeto que iniciou em dezembro de 2021 e que se prolongará até 2024, encontrando-se, portanto, numa fase ainda precoce em termos de desenvolvimento dos trabalhos.
Este projeto visa desenvolver um conjunto de materiais quer tecnológicos quer formativos, orientados para o setor do imobiliário. Além disso serão realizados estudos que procurarão compreender as diferenças quer legislativas quer em termos de formação no setor imobiliário dos diversos países. Em termos gerais existem 5 Project Results, desde o desenvolvimento de currículos VET de com recurso a realidade virtual, metodologias para integração de modelos de ensino online, software de realidade virtual, plataforma de e-learning e uma base de dados de Recursos Educacionais Abertos.
A componente da realidade virtual é mesmo um elemento central deste projeto e onde a participação do ISTEC Lisboa (enquanto instituição de ensino nas áreas das tecnologias de informação) será maior.
O projeto contará ainda com eventos multiplicadores mistos (com participantes em presença e virtuais) nos vários países parceiros e com uma atividade de formação para estudantes mista, sendo que a componente presencial irá ocorrer na Bulgária previsivelmente no final do próximo ano (2023).
Também aqui contamos envolver diversos docentes e estudantes de vários cursos, Licenciaturas em Engenharia Multimédia e Engenharia Informática, CTeSPs e Mestrado em Informática.

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Profissional
  • Papel do ISTEC: Lider
  • Orçamento do ISTEC: 63,123€
  • Orçamento do Total: 224,079€
  • Estado: APROVADO | EM EXECUÇÂO
  • Site do Projeto: https://www.realvrpro.com

Este projeto, novamente no âmbito do Ensino Vocacional e Profissional, surge como um side-project do projeto eWomen in ICT referido anteriormente. Tendo por base a colaboração do ISTEC Lisboa (Portugal) e da empresa FA Magdeburg (Alemanha), foi estabelecida uma nova parceria, coordenada pelo parceiro Alemão e que além deste e do ISTEC Lisboa conta com 6 novos parceiros, a saber: Institute Of Entrepreneurship Development (ONG da Grécia); For a Better World (ONG da Turquia); SC ROGEPA SRL (PME da Roménia); Lodzka Izba Przemyslowo-Handlowa (Organismo público da Polónia); Liceul Tehnologic “Alexandru Domsa” (Escola profissional da Roménia); e Zavod Za Izobrazevanje In Kulturo Crnomelj (Organismo público da Eslovénia).
Este projeto ainda se encontra em processo contratual e irá iniciar os trabalhos em dezembro de 2022.
O desenvolvimento destes projetos, tem permitido uma inclusão dos estudantes e pessoal em atividades de Ensino e Formação bem como de Investigação. Aliás, no seguimento destes projetos Erasmus+ KA2, foi já iniciado um projeto de investigação orientada, financiado com recursos próprios da Unidade de Investigação em Computação Avançada (Unidade de Investigação do ISTEC Lisboa) no âmbito dos recursos educacionais abertos e que conta com o envolvimento de três docentes (Prof. Paulo Duarte Branco, enquanto Investigador Principal, e Profs. Pedro Ramos Brandão e Andreia Teles Vieira enquanto Investigadores), este projeto conta ainda com a participação de estudantes de mestrado e licenciatura.
Ainda, a participação do ISTEC Lisboa nestes projetos levou à criação de uma estrutura responsável pelos mesmos, nomeadamente o Gabinete de Projetos Educativos e Internacionalização do ISTEC Lisboa.
É intenção do ISTEC Lisboa continuar a coordenar e participar em projetos no âmbito do Erasmus+ Ação 2, bem como procurar a participação noutros programas como o Horizon Europe ou o European Solidarity Corps (ao qual já submetemos uma candidatura enquanto parceiros que não foi financiada). Este tipo de projetos, como referido inicialmente, enquadram-se naquilo que são a Missão e o Projeto Educativo do ISTEC Lisboa, quer em termos de investigação e desenvolvimento, quer em termos de posicionamento internacional e de responsabilidade social.

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Profissional
  • Papel do ISTEC: Lider
  • Orçamento do ISTEC: 63,123€
  • Orçamento do Total: 224,079€
  • Estado: APROVADO | EM EXECUÇÂO
  • Site do Projeto: https://csv4vet.eu/wp/

O referido projeto ANALYSIS foi concebido de acordo com o texto do convite Erasmus+, e tem como objetivo apoiar a estratégia da UE em transformação digital e complementar pelo menos duas prioridades específicas de VET. A proposta aborda todos os objetivos das Parcerias de Cooperação e contribui para os principais problemas relativos à educação de adultos tal como descrito nos relatórios da Comissão Europeia sobre as políticas de educação de adultos para a Grécia, Áustria e Portugal. ANALYSIS responde à necessidade dos jornalistas de aprenderem as competências digitais avançadas necessárias para combater a desinformação e adquirir o essencial que um futuro jornalista precisaria, para assegurar um emprego a longo prazo. Propomos a criação de programa intensivo de educação para combater a desinformação na Grécia, Áustria e Portugal, num contexto de declínio da confiança em meios de comunicação social tradicionais, uma lacuna na educação de verificação de factos, preocupação com o aumento e impacto da desinformação, e registados necessidades no mercado de trabalho. E uma análise e mapeamento do uso e criação de ferramentas digitais e multimédia para combater a desinformação nos diferentes meios digitais.

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Profissional
  • Papel do ISTEC: Lider
  • Orçamento do ISTEC: 63,123€
  • Orçamento do Total: 400,00€
  • Estado: APROVADO | EM EXECUÇÂO
  • Site do Projeto:

Este projeto, no âmbito do Ensino Vocacional e Profissional, é coordenado pelo Instituto Politécnico de Santarém contando com a participação de mais 4 parceiros, ITA-ISTEC Lisboa (Portugal), NGO “Non-formal education for youth” (Ucrânia), Noorteühendus LIFE ZONE (Estónia), Akmi Anonimi Ekpaideftiki Etairia (Grécia) e Promedia2000 Srl (Itália).
Trata-se de um projeto que inicia em setembro de 2023 e que se prolongará até 2026. Este projeto visa aprimorar as habilidades dos aprendizes e formadores, ao mesmo tempo que promove a inclusão social e laboral de migrantes. Com foco numa abordagem digital e sustentável para a aprendizagem e o trabalho, o projeto procura desenvolver materiais educativos inovadores que possam ser integrados em cursos formais e não formais, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e sustentável.
Através deste projeto, os aprendentes e formadores estarão melhor preparados para enfrentar o futuro mercado de trabalho, os migrantes serão mais integrados à sociedade, e o setor educacional abraçará práticas digitais e sustentáveis. A disseminação dos resultados do projeto terá um impacto duradouro, beneficiando os participantes dentro e fora do projeto, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva e competente.

A componente da realidade virtual e do jogo é o elemento central deste projeto e onde a participação do ISTEC Lisboa (enquanto instituição de ensino nas áreas das tecnologias de informação) será maior.
O projeto contará ainda com eventos multiplicadores nos vários países parceiros e com uma atividade de formação para estudantes mista em Portugal.

Também aqui contamos envolver diversos docentes e estudantes de vários cursos, Licenciaturas em Engenharia Multimédia e Engenharia Informática, CTeSPs e Mestrado em Informática.

  • Ação: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Profissional
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do Total: 250,000€
  • Estado: Em Execução
  • Site do Projeto: Ver Site
Projetos de Investigação

Projetos Financiados Erasmus +  KA2

Submetidos | Em Análise

Projeto 2

Brave - Blended learning

  • Acção: Erasmus+ Capacity Building
  • Setor: Ensino Superior
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 60.000€
  • Orçamento do Total: 900.000€
Projeto 3

SENIR – Smart Education

  • Acção: Erasmus+ Capacity Building
  • Setor: Ensino Superior
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 55.000€
  • Orçamento do Total: 740.000€
Projeto 6

Guide to Waste Management

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino Superior
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 44.641€
  • Orçamento do Total: 203.684€
Projeto 7

There's no way like the European Way!

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino de Adultos
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 49.640€
  • Orçamento do Total: 219.555€
Projeto 8

Emobility

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino de Adultos
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 49.640€
  • Orçamento do Total: 231.412€
Projeto 9

Modern ME

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Ensino de Adultos
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 32.760€
  • Orçamento do Total: 146.030€
Projeto 10

IVOTE

  • Acção: Equality, Rights and Citizenship
  • Setor:N/A
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 8.539€
  • Orçamento do Total: 468.266€
Projeto 11

Female Genital Mutilation

  • Acção: Erasmus+ Parceria Estratégica
  • Setor: Juventude
  • Papel do ISTEC: Parceiro
  • Orçamento do ISTEC: 39.289€
  • Orçamento do Total: 123.869€
Investigação

Projetos Autónomos

Projeto 1 | Inteligência Artificial Aplicada à Robótica

Projeto integrado para desenvolvimento de framework Opensource, com o objectivo de controlo sensorial e aprendizagem (IA) de um Robot Multi Funções, inclui sensorização via infra-vermelhos, laser, nível de altitude, comando de voz, reconhecimento de voz e processos de aprendizagem. Linguagem de programação: Python.

  • Orientação científica: Pedro Brandão;
  • Coordenação Técnica: João Monge;
  • Desenvolvimento: Em desenvolvimento pela equipa de Investigadores desta Unidade e pelos estudantes do Mestrado em Informática, Eric Lima, Isaac Newton e Pedro Varela

Projeto 2 | Desenvolvimento de Framework para Implementação de Segurança no Azure DevOps

Em Desenvolvimento

Projeto 3 | Desenvolvimento de Arquitetura de Segurança para Cloud Computing

Em Desenvolvimento