Curso Técnico Superior Profissional

Robótica e Inteligência Artificial

Área Científica

481 - Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Inteligência Artificial I

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

80h ( TP 80h )

Objetivos da Aprendizagem

  1. Abordar conceitos simbólicos e não simbólicos em IA
  2. Discutir representações de conhecimento
  3. Analisar áreas de atuação em IA
  4. Explorar implementações de robots e Chatterbots em IA
  5. Desenvolver ideias sobre a personalidade jurídica dos agentes IA
  6. Compreender o conceito de robótica em IA

Conteúdos Programáticos

  1. Áreas da IA, diferenças entre IA e computação convencional
    1. Diferentes paradigmas: computacional, conexionista e biológica
  2. História da IA
  3. Métodos de Resolução de Problemas: Jogos
  4. Representação de Conhecimento: Lógica e Inferência
  5. Abordagens Alternativas de Processamento de Conhecimento:
    1. – IA Distribuída
    2. – Algoritmos Genéticos
    3. – Redes Neurais
  6. – Sistemas Baseados em Aprendizagem
  7. Raciocínio Baseado em Casos
  8. Sistemas Inteligentes:
    1. – O que são agentes, tarefas e ambientes
    2. – Estrutura e programa de agentes
    3. – Ambientes e programação
    4. – Autonomia e sequências

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Stuart Russell and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A Modern Approach (3rd Edition) (Essex, England: Pearson, 2009)
Russel, S.; Norvig, P. (2004). Inteligência Artificial. Editora Campus: Sao Paulo
RICH, E. KNIGHT, K. Inteligência Artificial. Makron Books, 1994
Winston, P. H. (1993). Artificial Intelligence (3rd Ed). Reading, Mass: AddisonWesley. London
Nilsson, N. (1998). Artificial Intelligence: A New Synthesis. Morgan Kaufmann: London
Manuel, J., Cordeiro, R., Silva, C. (2018). Between Data Mining and Predictive Analytics Techniques to Cybersecurity Protection on eLearning Environments. In: Silhavy, R., Silhavy, P., Prokopova, Z. (eds) Applied Computational Intelligence and Mathematical Methods. CoMeSySo 2017. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 662. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-67621-0_17