Curso Técnico Superior Profissional
Robótica e Inteligência Artificial
Área Científica
481 - Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Inteligência Artificial I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
80h ( TP 80h )
Objetivos da Aprendizagem
- Abordar conceitos simbólicos e não simbólicos em IA
- Discutir representações de conhecimento
- Analisar áreas de atuação em IA
- Explorar implementações de robots e Chatterbots em IA
- Desenvolver ideias sobre a personalidade jurídica dos agentes IA
- Compreender o conceito de robótica em IA
Conteúdos Programáticos
- Áreas da IA, diferenças entre IA e computação convencional
- Diferentes paradigmas: computacional, conexionista e biológica
- História da IA
- Métodos de Resolução de Problemas: Jogos
- Representação de Conhecimento: Lógica e Inferência
- Abordagens Alternativas de Processamento de Conhecimento:
- – IA Distribuída
- – Algoritmos Genéticos
- – Redes Neurais
- – Sistemas Baseados em Aprendizagem
- Raciocínio Baseado em Casos
- Sistemas Inteligentes:
- – O que são agentes, tarefas e ambientes
- – Estrutura e programa de agentes
- – Ambientes e programação
- – Autonomia e sequências
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Stuart Russell and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A Modern Approach (3rd Edition) (Essex, England: Pearson, 2009)
Russel, S.; Norvig, P. (2004). Inteligência Artificial. Editora Campus: Sao Paulo
RICH, E. KNIGHT, K. Inteligência Artificial. Makron Books, 1994
Winston, P. H. (1993). Artificial Intelligence (3rd Ed). Reading, Mass: AddisonWesley. London
Nilsson, N. (1998). Artificial Intelligence: A New Synthesis. Morgan Kaufmann: London
Manuel, J., Cordeiro, R., Silva, C. (2018). Between Data Mining and Predictive Analytics Techniques to Cybersecurity Protection on eLearning Environments. In: Silhavy, R., Silhavy, P., Prokopova, Z. (eds) Applied Computational Intelligence and Mathematical Methods. CoMeSySo 2017. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 662. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-67621-0_17