Curso Técnico Superior Profissional

Robótica e Inteligência Artificial

Área Científica

Línguas e Literaturas Estrangeiras

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Língua Inglesa

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

80h ( TP 50h OT 30h )

Objetivos da Aprendizagem

1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação.
2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.
3. Proporcionar o aperfeiçoamento da Língua Inglesa, adequando‐a ao contexto socioprofissional dos formandos.
4. Utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho.
5. Possibilitar uma manipulação autónoma da Língua Inglesa como via de acesso à utilização correta das Tecnologias de Informação e Comunicação.
6. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica.

Conteúdos Programáticos

1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de informação e comunicação

1.1 A língua inglesa como uma ferramenta de comunicação
1.2. As políticas linguísticas e as competências comunicativas dos profissionais

2. A língua inglesa e as novas tecnologias

2.1 A língua inglesa e o acesso às novas tecnologias
2.2 As novas tecnologias no presente e no futuro

3. Comunicação oral e comunicação escrita em língua inglesa

3.1 Cartas;
3.2 E-mails;
3.3 Curriculum Vitae;
3.4 Entrevistas;
3.5 Apresentações profissionais;
3.6 Atendimento telefónico;
3.7 Serviço de helpdesk;
3.8 Debates,
3.9 Expressar aprovação/desaprovação/preferências;
3.10 Pedir e dar opiniões;
3.11 Discussão de tópicos (ampliação de vocabulário e registo oral).

4. Consolidação e aplicação das regras gramaticais da Língua Inglesa.

4.1 Tempos verbais;
4.2 Preposições;
4.3 Conjunções (linking words…);
4.4. Nouns-Articles-Word formation;

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

New Business Matters, Coursebook , Powell, Martinez e Jillett, 2004, Thomson Longman Dictionary of Contemporary English , Dictionary , 2005, Longman
Dicionário inglês-­‐inglês para estudantes, como o Longman Dictionary of Contemporary English, Oxford Advanced Learners Dictionary ou o Collins Cobuild English Dictionary
Writing in the Technical Fields: A Step-­‐by-­‐Step Guide for Engineers, Scientists, and Technicians, Mike Markel, 1994, Wiley-­‐IEEE Press
English Grammar in Use with Answers and CD ROM: A Self-­‐study Reference and Practice Book for Intermediate Students of English, Raymond Murphy, 2003, Cambridge