Curso Técnico Superior Profissional

Robótica e Inteligência Artificial

Área Científica

481 – Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Projeto de Inteligência Artificial

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h ( TP 50h )

Objetivos da Aprendizagem

– Desenvolver um modelo em AI;
– Explorar arquiteturas em AI;
– Aplicar conceitos e técnicas apreendidas em outras UC’s;
– Desenhar uma framework em AI;
– Produzir novos e inovadores projetos nas áreas afetas AI, que permitam desenvolver em conjunto com a indústria, investigação aplicada;
– Promover interações efetivas entre disciplinas de áreas diferentes, mas necessariamente complementares;
– Proporcionar aos alunos um acompanhamento efetivo durante o processo de realização do seu projeto final;
– Conhecimento das regras de elaboração e apresentação de um trabalho científico.

Conteúdos Programáticos

1) São apresentadas aos alunos as normas para apresentação e discussão do projeto final.
2) São apresentados aos alunos diversos os temas relevantes para a realização de um projeto final num curso desta natureza.

– Cada um destes temas será aprofundado em algumas aulas teóricas e seminários.
– Ao fim de, no mínimo, 15 horas de aulas subordinadas aos dois primeiros pontos, cada estudante deverá proceder à escolha do tema para a realização do projeto e apresentar uma proposta resumida acerca do trabalho que pretende desenvolver.
– Este tema poderá ser um dos temas sugeridos pelo docente ou um outro distinto escolhido pelo estudante.
– Depois da fase introdutória, as aulas são constituídas com caráter tutorial de acompanhamento individual de cada um dos projetos em curso.
– Serão organizados seminários (5 horas, total) sobre temas relevantes para a condução dos trabalhos de projeto final.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

– Carreto, C. (2005) – Como Escrever um Relatório de um Projeto de Final de Curso. Instituto Politécnico da Guarda
– Creswell, John W. (2009), Research Design – Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches, London: Sage
– Sapienza, A. M. (2004). Managing Scientists: Leadership strategy in Scientific Research. Hoboken: New Jersey Wiley, Inc.
– Wilson, E. B. (1991), An Introduction to Scientific Research, New York, Dover Publications, Inc. Schimel, J. (2012), Oxford: Writing Science.
– Serrhini M., Silva C., Aljahdali S. (2020) Correction to: Innovation in Information Systems and Technologies to Support Learning Research. In: Serrhini M., Silva C., Aljahdali S. (eds) Innovation in Information Systems and Technologies to Support Learning Research. EMENA-ISTL 2019. Learning and Analytics in Intelligent Systems, vol 7. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-36778-7_70