Curso Técnico Superior Profissional

Robótica e Inteligência Artificial

Área Científica

523 – Eletrónica e Automação

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Robótica

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h ( TP 50h )

Objetivos da Aprendizagem

A Unidade Curricular de Robótica visa dotar os alunos com os conhecimentos necessários ao projeto e cálculo de sistemas eletrónicos, desde a escolha dos componentes a utilizar ao desenho e conceção das redes de distribuição e estabelecer exemplos de utilização em sistema robotizados.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da Robótica

1.1. História e aplicações
1.2. Tipos de Robôs, estrutura e tipologia dos manipuladores
1.3. Sistemas de Coordenadas
1.4. Cinemática direta e inversa
1.5. Locomoção

2. Tecnologia Robótica

2.1. Unidade mecânica
2.2. Controladores
2.3. Equipamentos externos e periféricos

3. Linguagens e programação de robôs

3.1. Estruturas de dados
3.2. Entradas e Saídas I/O
3.3. Movimento
3.4. Coordenadas
3.5. Localização
3.6. Controlo

4. Sensores e Atuadores

4.1. Sensores de movimento
4.2. Sensores de proximidade
4.3. Sensores de posição
4.4. Outros sensores
4.5. Camaras

5. Mobilidade de robôs

5.1. Locomoção
5.2. Localização
5.3. Navegação
5.4. Planeamento
5.5. Sistemas Autónomos
5.6. Sistemas Controlados à distância

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

1- Peter Corke, Remo Pillat e Witold Jachimczyk – Robotics, Vision And Control, Fundamental Algorithms In Matlab – Springer International Publishing AG – 2023
2- D. McCloy, D. M. J. Harris – Robotics: An Introduction – SPRINGER NETHERLANDS
3- John Iovine – Pic Robotics: A Beginner’S Guide To Robotics Projects Using The Pic Micro – McGraw Hill LLC
4- R. N. Jazar – Theory of Applied Robotics – Springer US – 2010
5- A. Kelly – Mobile Robotics: Mathematics, Models, and Methods – 2013 – Cambridge University Press
6- R. Siegwart, I.R. Nourbakhsh and D. Scaramuzza – Introduction to Autonomous Mobile Robots, 2nd Edition – 2011 – MIT Press
7- S. LaValle – Planning Algorithms – 2006 – Cambridge University Press