Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Sistemas Multimédia I
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Desenvolver competências técnicas, críticas e criativas nos domínios do registo, tratamento e difusão de produções audiovisuais;
2. Conhecer e desenvolver técnicas de edição e manipulação de imagens digitais;
3. Adquirir aptidões para o exercício de funções na realização e produção de vídeo;
4. Compreender os processos envolvidos na criação de uma peça audiovisual;
5. Conceber e desenvolver técnica e criativamente um projeto audiovisual aplicando os principais métodos e ferramentas tecnológicas.
PROGRAMA
1. Introdução ao audiovisual
1.1. O que é o audiovisual
1.2. Produção audiovisual
2. Fotografia digital
2.1. Ótica e objetivas
2.2. Diafragma, Obturador e ISO
2.3. Focagem e profundidade de campo
2.4. Exposição
2.5. Iluminação
2.6. Equilíbrio formal
3. Tratamento digital
3.1. Bitmap vs Vector
3.2. A importância da Cor
3.3. Resolução e formatos
3.4. Trabalhar com camadas
3.5. Tipografia e desenho
3.6. Retoques e manipulação de imagens
4. Tecnologia de camera e vídeo
4.1. Características do sinal de vídeo
4.2. Vídeo digital SD e HD
4.3. Câmaras de filmar DSLR
4.4. Compressão de imagem
5. Edição de vídeo
5.1. Importação de conteúdos
5.2. Criação e configuração de sequências
5.3. Timecode e linha de tempo
5.4. Edição de conteúdo vídeo e áudio
5.5. Legendagem
5.6. Efeitos e transições
5.7. Animação
5.8. Tratamento de imagem e cor
6. Produção e distribuição
6.1. Render e publicação para a Web
6.2. Normas, formatos e codecs
6.3. Compatibilidade com a Web e com o HTML5
6.4. Canais de distribuição
6.5. Streaming de vídeo
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E APRENDIZAGEM
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas multimédia. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (conteúdo 1) passando para conceitos teóricos mais específicos (conteúdos 2 e 4) que darão resposta ao Objetivo 1 bem como a sua aplicação prática utilizando softwares específicos (conteúdos 3 e 5) permitindo dar resposta aos objetivos 2 e 3. Já para assegurar o cumprimento do objetivo 4 todos os conteúdos de 1 a 5 serão relevantes. Finalizar-se-á a unidade abordando conceitos de produção e distribuição (conteúdo 6) que permitam ao estudante desenvolver e disseminar projetos audiovisuais com os conceitos e técnicas aprendidas anteriormente.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das tecnologias e técnicas inerentes à captura, edição e produção audiovisual, orientando o estudante na exploração crítica destes conteúdos e na participação ativa nas atividades ao longo da UC. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas.
Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e as ferramentas de captura (máquina fotográfica/filmar e acessórios audiovisuais) bem como de edição (computador).
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
A metodologia usada na unidade curricular visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da multimédia, e que culminem com o desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais.
Embora a componente audiovisual esteja muito ligada aos técnicos e engenheiros multimédia, este é um trabalho que deve ser feito em conjunto com a equipa de TI, muitas vezes devido a questões técnicas que ultrapassam as competências da equipa de audiovisuais. Deste modo, urge dotar os profissionais da Licenciatura em Informática com as competências necessárias para auxiliar e complementar elementos de outras áreas bem como permitir desenvolvimento de projetos sustentados e colaborativos no seio das empresas.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
ALCOBIA, Isabel (2014). Photoshop CC, FCA.
ADOBE (2016). Adobe Premiere Pro CC Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/premiere_pro_reference.pdf
Complementar:
ADOBE (2016). Adobe Photoshop – Ajuda e tutoriais. Disponível em https://helpx.adobe.com/br/pdf/photoshop_reference.pdf
AKRAMULLA, S. (2014). Digital Video Concepts, Methods, and Metrics. Apress (Open Access)
APPLE COMPUTER INC (2005). Aperture Digital Photography Fundamentals (Open Access).
NUNES, J. (2017). Fazer Cenas: Arte e Técnica na Escrita de Cenas de Cinema. Quarto 237. Disponível em http://joaonunes.com/recursos/
RADHAKRISHNAN, S. (2011). Effective Video Coding for Multimedia Applications. InTech (Open Access).
RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/