Licenciatura

Engenharia Informática

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Sistemas Multimédia II

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Conhecer e saber utilizar ferramentas e técnicas de pós-produção de vídeo.;

2. Desenvolver competências em pós-produção de vídeo em Adobe After Effects;

3. Compreender as necessidades técnicas e operacionais para realizar streaming de vídeo em direto;

4. Explorar instrumentos e processos de Live Streaming;

5. Desenvolver projetos audiovisuais sustentados em tecnologias de áudio e imagem (estática e em movimento), com recurso a tecnologias Web.

PROGRAMA

1. Vídeo e Internet

1.1. Aprofundamento dos sistemas e formatos de vídeo

1.2. Cadência e frequência de vídeo

1.3. Progressive vs Interlaced

1.4. Alta-definição e vídeo para a Internet

2. Pós-produção de vídeo em Adobe After Effects CC

2.1. Requisitos do sistema

2.2. Área de trabalho e fluxo de trabalho

2.3. Projetos e Composições

2.4. Camadas e propriedades

2.5. Frames, keyframes e animação

2.6. Cor, Câmara e luz

2.7. Tracking e estabilização de vídeo

2.8. Transparência, Máscaras e Mattes

2.9. Efeitos e 3D

2.10. Render e Export

3. Video Streamming

3.1. Streaming, o que é e como funciona

3.2. Unicast, Multicast e Broadcast

3.3. Requisitos técnicos para um live streaming de vídeo

3.4. Preparação de um estúdio para emissão.

3.5. Vídeos off-air

3.6. Streaming com multi-câmara

3.7. Áudio e Luz para streaming em direto

4. Projeto multimédia

4.1. Gestão e desenvolvimento de projetos multimédia

4.2. Análise e Planeamento

4.3. Design

4.4. Prototipagem

4.5. Testes e validação

4.6. Divulgação/Distribuição

4.7. Manutenção

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Nesta UC serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas multimédia bem como a sua importância para um graduado em Informática, que se encontra muitas vezes a trabalhar em equipas multidisciplinares e com estreita ligação às equipas de multimédia e audiovisuais. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios de Vídeo e Internet bem como de composição e pós-produção de vídeo (conteúdos 1 e 2) e a sua aplicação prática utilizando um software específico (conteúdo 2) permitindo dar resposta aos objetivos 1 e 2. Já para assegurar o cumprimento dos objetivos 3 e 4, serão abordados conceitos e tecnologias relacionados com streaming de vídeo (conteúdo 3) com aplicações práticas desses conceitos e tecnologias. Por fim será elaborado por cada estudante um projeto multimédia (5) que apenas poderá ser desenvolvido graças à articulação dos conteúdos programáticos constantes do conteúdo 4 com os restantes conteúdos lecionados anteriormente.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das tecnologias e técnicas inerentes à captura, edição e produção audiovisual, orientando o aluno na exploração crítica destes conteúdos e na participação ativa nas atividades ao longo da unidade curricular. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas.
Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e as ferramentas de captura (máquina fotográfica/filmar e acessórios audiovisuais) bem como de edição (computador).
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

A metodologia usada na unidade curricular visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da multimédia, e que culminem com o desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais.
Embora a componente audiovisual esteja muito ligada aos técnicos e engenheiros multimédia, este é um trabalho que deve ser feito em conjunto com a equipa de TI, muitas vezes devido a questões técnicas que ultrapassam as competências da equipa de audiovisuais. Deste modo, urge dotar os profissionais da Licenciatura em Informática com as competências necessárias para auxiliar e complementar elementos de outras áreas bem como permitir desenvolvimento de projetos sustentados e colaborativos no seio das empresas.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.

BIBLIOGRAFIA

Fundamental:
ADOBE (2016). Adobe® After Effects® CC Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/after_effects_reference.pdf
ADOBE (2017). Create incredible motion graphics and visual effects. Disponível em https://helpx.adobe.com/after-effects/tutorials.html
ALCOBIA, Isabel (2014). Photoshop CC. Lisboa: FCA.

Complementar:
BENSON, J. (2013). Live Streaming. Disponível em https://www.free-ebooks.net/ebook/Live-Streaming
HEWAGE, C. (2014). 3D Video Processing and Transmission Fundamentals. Bookboon (Open Access).
MARQUES, Miguel (2014). Sistemas e Técnicas de produção Áudio. Lisboa: FCA.
RADHAKRISHNAN, S. (2011). Effective Video Coding for Multimedia Applications. InTech (Open Access).
RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/