Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Sistemas Multimédia II
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Conhecer e saber utilizar ferramentas e técnicas de pós-produção de vídeo.;
2. Desenvolver competências em pós-produção de vídeo em Adobe After Effects;
3. Compreender as necessidades técnicas e operacionais para realizar streaming de vídeo em direto;
4. Explorar instrumentos e processos de Live Streaming;
5. Desenvolver projetos audiovisuais sustentados em tecnologias de áudio e imagem (estática e em movimento), com recurso a tecnologias Web.
PROGRAMA
1. Vídeo e Internet
1.1. Aprofundamento dos sistemas e formatos de vídeo
1.2. Cadência e frequência de vídeo
1.3. Progressive vs Interlaced
1.4. Alta-definição e vídeo para a Internet
2. Pós-produção de vídeo em Adobe After Effects CC
2.1. Requisitos do sistema
2.2. Área de trabalho e fluxo de trabalho
2.3. Projetos e Composições
2.4. Camadas e propriedades
2.5. Frames, keyframes e animação
2.6. Cor, Câmara e luz
2.7. Tracking e estabilização de vídeo
2.8. Transparência, Máscaras e Mattes
2.9. Efeitos e 3D
2.10. Render e Export
3. Video Streamming
3.1. Streaming, o que é e como funciona
3.2. Unicast, Multicast e Broadcast
3.3. Requisitos técnicos para um live streaming de vídeo
3.4. Preparação de um estúdio para emissão.
3.5. Vídeos off-air
3.6. Streaming com multi-câmara
3.7. Áudio e Luz para streaming em direto
4. Projeto multimédia
4.1. Gestão e desenvolvimento de projetos multimédia
4.2. Análise e Planeamento
4.3. Design
4.4. Prototipagem
4.5. Testes e validação
4.6. Divulgação/Distribuição
4.7. Manutenção
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Nesta UC serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas multimédia bem como a sua importância para um graduado em Informática, que se encontra muitas vezes a trabalhar em equipas multidisciplinares e com estreita ligação às equipas de multimédia e audiovisuais. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios de Vídeo e Internet bem como de composição e pós-produção de vídeo (conteúdos 1 e 2) e a sua aplicação prática utilizando um software específico (conteúdo 2) permitindo dar resposta aos objetivos 1 e 2. Já para assegurar o cumprimento dos objetivos 3 e 4, serão abordados conceitos e tecnologias relacionados com streaming de vídeo (conteúdo 3) com aplicações práticas desses conceitos e tecnologias. Por fim será elaborado por cada estudante um projeto multimédia (5) que apenas poderá ser desenvolvido graças à articulação dos conteúdos programáticos constantes do conteúdo 4 com os restantes conteúdos lecionados anteriormente.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das tecnologias e técnicas inerentes à captura, edição e produção audiovisual, orientando o aluno na exploração crítica destes conteúdos e na participação ativa nas atividades ao longo da unidade curricular. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas.
Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e as ferramentas de captura (máquina fotográfica/filmar e acessórios audiovisuais) bem como de edição (computador).
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
A metodologia usada na unidade curricular visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da multimédia, e que culminem com o desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais.
Embora a componente audiovisual esteja muito ligada aos técnicos e engenheiros multimédia, este é um trabalho que deve ser feito em conjunto com a equipa de TI, muitas vezes devido a questões técnicas que ultrapassam as competências da equipa de audiovisuais. Deste modo, urge dotar os profissionais da Licenciatura em Informática com as competências necessárias para auxiliar e complementar elementos de outras áreas bem como permitir desenvolvimento de projetos sustentados e colaborativos no seio das empresas.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
ADOBE (2016). Adobe® After Effects® CC Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/after_effects_reference.pdf
ADOBE (2017). Create incredible motion graphics and visual effects. Disponível em https://helpx.adobe.com/after-effects/tutorials.html
ALCOBIA, Isabel (2014). Photoshop CC. Lisboa: FCA.
Complementar:
BENSON, J. (2013). Live Streaming. Disponível em https://www.free-ebooks.net/ebook/Live-Streaming
HEWAGE, C. (2014). 3D Video Processing and Transmission Fundamentals. Bookboon (Open Access).
MARQUES, Miguel (2014). Sistemas e Técnicas de produção Áudio. Lisboa: FCA.
RADHAKRISHNAN, S. (2011). Effective Video Coding for Multimedia Applications. InTech (Open Access).
RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/