Licenciatura
Engenharia Multimédia
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Tecnologias Multimédia para E-Learning
ECTS
6
Horas de Contacto
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
A finalidade desta unidade curricular, no curso de Licenciatura em Engenharia Multimédia, consiste no fornecimento de conhecimentos teóricos e práticos de e-learning. Com esta unidade pretende dotar-se os estudantes de competências no desenvolvimento e gestão de plataformas educacionais (e.g. LMS) mas também no desenvolvimento de aplicações próprias para e-learning (com particular incidência em mobile learning).
Assim, definem-se como objetivos da de aprendizagem da unidade curricular:
1. Conhecer a evolução tecnológica e as principais teorias de aprendizagem de modo a desenvolver um pensamento crítico em torno da temática do ensino a distância;
2. Distinguir e Compreender diferentes conceitos de ensino a distância (e.g. e-learning, blearning, m-learning, t-learning e Massive Open Online Courses;
3. Conhecer diferentes tecnologias e plataformas de e para e-learning (e.g. mobile apps, LMS, LCMS, CMS);
4. Desenvolver uma aplicação mobile educativa para multiplataforma (com recurso a HTML5, CSS3 e Javascript);
5. Desenvolver conteúdos educativos que respeitem os padrões e especificações SCORM passíveis de ser reaproveitados para diferentes tecnologias e plataformas.
PROGRAMA
1. Ensino a distância
1.1. Teorias de aprendizagem (behaviorismo, construtivismo e conetivismo)
1.2. Educação formal, não formal e informal.
1.3. Sistemas de ensino a distância (e-learning, b-learning, m-learning e t-learning)
1.4. Massive Open Online Courses
2. O estudante e o e-learning
2.1. Aprendizagem ao longo da vida
2.2. Avaliação peer-to-peer
2.3. Diário de bordo
2.4. Gamification como elemento de motivação
3. Tecnologias multimédia para o e-learning
3.1. Learning Management Systems (LMS)
3.2. Learning Content Management Systems (LCMS)
3.3. Content Management System (CMS)
3.4. Plataformas da web 2.0 (e.g., Wiki, Fóruns, Redes Sociais Online, Blogging, Escrita colaborativa, Social Bookmarking, Plataformas de partilha de conteúdos audiovisuais)
3.5. Mobile Apps
3.6. Software de captura de ecrã e edição de vídeo para fins educacionais.
3.7. Desenvolvimento de aplicações educativas e software de transferência para linguagem nativa (iOS, Android)
3.8. SCORM (padrões e especificações)
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos 1 e 2 são atingidos através dos pontos 1.1 a 1.4 e 2.1 a 2.4. Os pontos 3.1 a 3.8 permitem atingir os objetivos 3, 4 e 5.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
A aulas são de natureza teórico-prática. Em cada sessão, e sempre que aplicável, os conceitos são ilustrados com exemplos de aplicação. A participação e análise crítica por parte dos alunos são estimuladas. Algumas aulas são dedicadas à resolução de projetos práticos de aplicação.
Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
A metodologia, baseada em exposições teóricas com exemplos e debate, bem como as aulas dedicadas à elaboração de projetos práticos proporcionam as condições pedagógicas para que os alunos possam adquirir os conhecimentos e as competências definidas nos objetivos de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA:
Fundamental:
BRANCO, P. & BARBAS, M. (2012). Teorias de Aprendizagem em T-Learning: Uma Análise Histórica da utilização da Televisão em Educação. (Open Access)
BRANCO, P. (2015). TV.COMmunity – Arquiteturas | Avaliação | Contextos Educativos. Tese de Doutoramento. https://ria.ua.pt/handle/10773/15593 BOOTSTRAP. (2017).
Bootstrap · The world’s most popular mobile-first and responsive front-end framework. Disponível em https://getbootstrap.com/
CARRIÇO, J. & MARQUES, F. (2007). E-learning – Conceitos, Tecnologias e Modelos. Rio de Mouro: Edições Chambel
Complementar:
HORTIN, A. (2016). Easy WP Guide. http://easywpguide.com/
MOODLE (2017). Moodle – Open-source learning platform. Disponível em https://docs.moodle.org/33/en/Main_page
SANTOS, A., PEIXINHO, F. & MOREIRA, L. (2014). Projetos de E-Learning – Inovação, implementação e gestão. Lisboa: Lidel
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/