Investigação

Por despacho do Sr. Diretor do ISTEC foi criado no dia 20 de janeiro de 2020 a Unidade de Investigação em Computação Avançada.
Tem como principais objetivos o desenvolvimento de estudos e investigação orientada e de alto nível no contexto das tecnologias da computação e da informação, dando prioridade às vertentes tecnológicas e científicas mais vanguardistas e com um eminente interesse no mercado empresarial.
Associada a esta Unidade de Investigação está a Revista Kriativ-Tech que é por excelência o órgão de comunicação desta Unidade. Para além de divulgar os trabalhos de investigação orientada, desenvolvidos pelos investigadores, é também um Fórum de discussão e de opiniões sobre todas as questões relativas à relação das tecnologias de informação com a sociedade na sua generalidade.

O objetivo futuro desta Unidade de Investigação é vir a ser reconhecida e avaliada pela FCT.

Projeto de Investigação Orientada

Cliente de Emails Anti-Spam

Investigadores Principais

  • Pedro Brandão
  • João Monge

Colaboradores

  • Alunos do Mestrado em Informática

Data de Início

  • 1 de julho de 2021

Pretende-se desenvolver um cliente de correio eletrónico com um módulo Anti-Spam e anti-Phishing, que possa ser instalado e utilizado pelo staff do ISTEC. Será desenvolvido um algoritmo Inédito de Machine Learning.
No mundo de hoje, o e-mail desempenha um papel fundamental, independentemente da área de trabalho. Neste cenário, os emails de phishing são uma das principais ameaças no mundo de hoje. Esses e-mails “parecem” legítimos, mas levam os utilizadores a sites maliciosos. Como resultado, o utilizador, organização ou instituição acaba sendo objecto de hackers online. Para enfrentar esses problemas, vários métodos estatísticos têm sido aplicados e desenvolvidos. Neste trabalho, faremos utilização da representação distributiva, nomeadamente TF-IDF, para a representação numérica de emails de phishing. Também será utilizado um estudo comparativo de técnicas clássicas de machine Learning, como Random Forest, AdaBoost, Naive Bayes, Decision Tree, SVM.

Projeto de Investigação Orientada

Fatores Humanos em Computação

Investigadora Principal

  • Sandra Gama

Colaboradores

  • Alunos do Mestrado em Informática

Data de Inícios

  • 1 de julho de 2021

Com este projeto pretende-se investigar o papel de diversos fatores humanos na forma como os utilizadores desempenham as suas tarefas mediadas por computador e, com essa informação, derivar guidelines para a criação de aplicações adaptadas às necessidades individuais dos utilizadores.
Para tal, serão criadas aplicações/protótipos para permitir analisar como o ser humano reage a diferentes estímulos sensoriais como forma de otimizar a experiência de interação entre o ser humano e o computador. Esta análise poderá ter em conta aspetos como o movimento do olhar, o batimento cardíaco, a condutividade da pele e a resposta fisiológica à luz/cor para perceber a resposta do utilizador ao estímulo que as diversas versões das aplicações geram nas pessoas.
Para complementar esta análise, serão considerados construtos psicológicos (personalidade, vieses cognitivos), obtidos através de questionários, o que permitirá estabelecer padrões de utilização entre indivíduos com características semelhantes. Com toda esta informação, será possível de facto criar, através de recurso a algoritmia computacional, um modelo para aplicações que permitam uma adaptação eficaz às necessidades individuais de cada utilizador.

Projeto de Investigação Orientada

Visão Neuromórfica para Robótica de Alta Velocidade

Investigador Principal

  • João Carneiro

Investigadores

  • Pedro Brandão
  • Diogo Algarvio

Colaboradores

  • Alunos do Mestrado em Informática

Data de Início

  • 19 de julho de 2021

O cérebro humano, com cerca de 86 biliões de neurónios e 7000 ligações, é um sistema complexo e extraordinário com um elevado grau de complexidade. Uma das funções superiores que o cérebro permite é a visão. Este projecto, pretende considerar a forma de codificação do sinal visual da retina biológica para inspirar aplicações robóticas que apresentam requisitos de elevada velocidade.
A Engenharia Neuromórfica é o domínio que se inspira em modelos conhecidos da Neurociência para desenvolver problemas na Engenharia e Robótica. As retinas neuromórficas inspiradas na retina humana codificam a informação visual de forma diferente de câmaras convencionais.
O projeto pretende avaliar se a utilização de modelos bio-inspirados permite modelar reflexos de fuga através de detecção de objectos que se movem na direcção do robot a alta velocidade. Desafios existentes incluem o movimento do robot ou se a precisão das câmaras será suficiente. Estudos com insectos mostram que estes apresentam sistemas visuais que são bastante eficazes para modelar estes reflexos. No entanto, a questão se estes comportamentos conseguem ser adaptados para robots ainda permanece.

Quadro de Investigadores

Esta Unidade de Investigação têm seis investigadores permanentes, um Investigador Coordenador, um Investigador Principal e quatro Investigadores Auxiliares. Podendo ter investigadores Integrados e Convidados.

  • Pedro Brandão (Investigador Coordenador);
  • Isabel Alvarez (Investigadora Principal);
  • Sandra Gama (Investigadora Auxiliar)
  • Paulo Duarte (Investigador Auxiliar);
  • Lúcio Studer (Investigador Auxiliar);
  • João Carneiro (Investigador Auxiliar);
  • Dulce Mourato (Investigadora Auxiliar);
  • Andreia Vieira (Investigadora Auxiliar);
  • João Gonçalves (Investigador Integrado);
  • André Barbosa (Investigador Integrado)
  • Rui Pascoal (Investigador Colaborador);
  • João Monge (Investigador Colaborador);
  • Diogo Algarvio (Investigador Colaborador).